Deixai, ó vós que entrais, toda a esperança!

Os grandes edifícios construídos ou em construção nos bairros do Reduto, Umarizal, Pedreira e Marco impedirão a circulação de ar - os ventos predominantes sopram da Baía de Guajará para o continente - e o sítio urbano da Capital do Estado do Pará ficará coberto por uma imensa bolha de calor. Hoje, no centro da cidade, depois de meio-dia a temperatura chega fácil a 40º C.
O simples exercício do direito de ir e vir - a pé, de ônibus, de micro-ônibus, de perua, de automóvel, de motocicleta ou de bicicleta - já se converteu em um suplício para os viventes. E vai piorar, porque o Plano Diretor de Transportes Urbanos - PDTU não é executado e a Lei Orgânica do Município não é cumprida.
Essas e outras tantas e conhecidas mazelas urbanas prosperam e são acirradas, diariamente. Lenta e gradualmente, em doses homeopáticas, para acostumar as vítimas.
Quem chega à Belém fica sabendo que bem na frente do Shopping Castanheira vai ser - finalmente - construído um pórtico para nossa Metrópole. É uma passarela para pedestres, estaiada, como está na moda (cidade que não tem pelo menos uma obra estaiada fica com complexo de inferioridade). O projeto é de dois jovens e talentosos arquitetos, de boa linhagem. Vai custar 7,4 milhões de reais. Passo todos os dias em frente ao painel que há quase um ano anuncia a obra. Quase sempre a baixa velocidade, porque a passagem de nível do Entroncamento - oito anos para construir - não eliminou os engarrafamentos nos horários de pico. De tanto olhar para o painel comecei a sentir falta de alguma coisa. Concluí que falta uma consigna, um dístico, um leitreiro, que alerte os viventes que vão ingressar na cidade do que lhes espera.
Talvez fosse o caso de fazer um concurso para completar o pórtico com esse adereço essencial. Mas também poderia o Município economizar uns bons trocados adotando o título deste post. É de domínio público, não terá que pagar direitos autorais.
Ah, sim!
Para os viventes - sobreviventes - que saem da cidade, preparando-os para o que os espera Região Metropolitana afora, no pórtico poderia muito bem constar outro dístico:
Ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe.

Comentários

Postagens mais visitadas