Capital e Trabalho – Compromisso Estratégico para a Sustentabilidade

Capital e Trabalho – Compromisso Estratégico para a Sustentabilidade é o tema do II Seminário que o Portal Gestão Sindical vai realizar em São Paulo, no próximo dia 20 de setembro de 2007.
No programa, nomes de peso para falar sobre temas da hora.

Programação Oficial

9h00 – Conferência de Abertura – O que esperar das empresas com relação à Responsabilidade Social Empresarial?

Moderação: Paulo Itacarambi - Diretor-Executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

10h45 – A cadeia produtiva do Biodiesel e a geração de emprego e renda.

Luiz Fernando Nery Com formação em jornalismo e especialização em economia e gestão de negócios de gás natural e energia, marketing, publicidade e propaganda e gerência da qualidade total, é Gerente de Responsabilidade Social da Petrobras.


Márcio Pochmann Doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, foi Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade do Município de São Paulo, é Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas e Presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas – IPEA do Governo Federal.

Moderação: Kjeld Jacobsen – Presidente do Observatório Social.

11h30 – A produção de Álcool Combustível, seu impacto no trabalho rural e no meio ambiente – os riscos da monocultura.

João Gomes Martines Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo , mestrado e doutorado em Agricultural Economics pela The Ohio State University e pós-doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo - ESALQ.

Elio Neves
Presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados no Estado de São Paulo – FERAESP.

Moderação: Sergio Leitão – diretor de Políticas Públicas do Greenpeace.

12h25 – A importância da aproximação entre Ambientalistas e o Mundo do Trabalho .

Bernardo Kucinski Doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Foi Assessor Especial da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), da Presidência da República. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo , junto à Escola de Comunicações e Artes - Departamento de Jornalismo.

Moderação: Paula Cunha – jornalista Diário do Comércio – Terceiro Setor.

13h00 – Conferência – A Eucaliptocultura, a Reciclagem e a Geração de Trabalho e Renda – Case da Cia. Suzano.

Giovana Baggio Bruns Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduada em Gestão Ambiental através do Master Europeu em Gestão Ambiental (Università degli Studi di Parma (Itália) e Kapodistrian University of Athens (Grécia). Coordenadora de Meio Ambiente (Estado de São Paulo) da área de Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose.

Moderação: Oswaldo Braglia – Economista e Diretor do Portal Gestão Sindical

14h15 – ISO 26000 – uma norma internacional de responsabilidade social.

Luciano Schmitz Técnico do DIEESE, mestre em Recursos Humanos e Emprego pelo Institute of Social Studies, Haia, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e extensão em Gerenciamento de Recursos Humanos e Comunicação Empresarial/Relações Públicas pela United Business Institutes – Bruxelas e graduado em Ciências Sociais. O Dieese representa os trabalhadores brasileiros no comitê de elaboração da ISO 26000.

Rodolfo Gutilla Diretor de Assuntos Corporativos da Natura e representante do setor empresarial brasileiro no comitê de elaboração da ISO 26000. Vencedor do VI Prêmio USP de Comunicação Corporativa na categoria Trajetória Profissional.

Moderação: Ricardo P. Nogueira – ISE – Bovespa

15h00 – Gênero, raça e portadores de necessidades especiais, as reivindicações do movimento sindical e o mercado de trabalho.

Regina Queiroz Socióloga, foi coordenadora geral da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e diretora do programa Leadership for Environment and Development para o Mercosul e nordeste brasileiro. Responsável pela área de responsabilidade social do Observatório Social

Jan Wiegerinck Presidente da Organização Gelre, este holandês criou uma empresa de recrutamento de trabalhadores temporários há mais de 40 anos. Desde então já assinou a carteira de três milhões de pessoas. “Somos uma porta de oportunidades para os marginalizados do mercado de trabalho”, diz ele. “Sempre procuro combater o preconceito junto aos clientes.” (Istoé Dinheiro)

Moderadora: Andréa Vialli – Jornalista do Grupo Estado – Vencedora do Prêmio Ethos de jornalismo/2007.

16h10 – Caminhos do diálogo entre empresas e trabalhadores para a Sustentabilidade.

Adalberto Wodianer Marcondes Mestre em Ciência Ambiental pela USP, especializado em jornalismo econômico, com passagens pelas redações das revistas Istoé e Exame, agências France Presse e Agência Estado e jornais DCI, Gazeta Mercantil e Estadão. Diretor da Agência Envolverde e moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.
Ladislau Dowbor Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Superior de Estatística e Planejamento. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Conselheiro do Uniethos, instituição de Educação para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável, ligada ao Ethos.

Moderação: Luciano Martins – Jornalista do Observatório da Imprensa e Publisher da Revista Adiante

17h10 – Conferência de Encerramento – A Agenda 21 brasileira.

Sergio Bueno Coordenador do Programa da Agenda 21 da Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

Moderador: José Hamilton Ribeiro , jornalista do Globo Rural.

NOSSOS MODERADORES

Andréa Vialli Grupo Estado
Sergio Leitão Greenpeace
José Hamilton Globo Rural
Itacarambi Ethos
Ricardo Nogueira Bovespa
Luciano Martins Observatório daImprensa
Kjeld Jacobsen Observatório Social

Comentários

Anônimo disse…
Um abraço.
Anônimo disse…
Alencar, obrigado pela informação, estou em S. Paulo e vou aproveitar para participar do seminário.
Newton Pereira.
Anônimo disse…
1)Aproveito para enviar-lhe um abraço.
Lembre que é debatedor(indicado pelo Flávio Lauande) durante o 1º Congresso da ACBEL - Ação Comunitária de Belém, que atua no campo da defesa da cidadania em nossa capital, dia 28/09/2007 na ALEPa.
2)Quanto ao documento sobre violência. Em que pé está?
Reverendo Ponçadilha
Ricardo Pinto disse…
Muito interessante o evento.
Outro evento que será igualmente interessante é o XXIX Congresso Nacional dos Advogados Trabalhistas que será realizado em Recife, capital Pernambucana, no período de 31 de Outubro a 03 de Novembro. Maiores informações no site www.conat2007.com.br

Postagens mais visitadas