Google do B

Recebi a notícia - e não foi pelo Gmail, mas pela HSM/Reuters (ver abaixo), via Outlook - de que ex-engenheiros do Google (inclusive o mítico Tom Costello) criaram, vejam só, um novo serviço de busca, com o nome de Cuil (para pronunciar como cool, em inglês).
Eles prometem mais, melhor e por menos. Na página de abertura - que localizei pelo Google, só para chatear - eles não deixam barato:

the world’s biggest search engine

Parece até que são pernambucanos.
Eu, que não pago nada para usar o Google, imagino que eles vão terminar me oferecendo um punhado de dólares para usar o Cuil.
E se forem mesmo bons de busca como dizem, encontrarão minha conta bancária ou meus cartões de crédito para depositar o que mereço receber. Adiantado.
Testei o formulário de pesquisa, que é limpo e bem transado. Localizei o Google rapidinho e sem qualquer gracinha.
Espero que a nova empresa faça o Google ficar melhor ainda.
Boa sorte para o Cuil.


Ex-funcionários do Google criam Cuil, novo serviço de busca

Uma empresa iniciante criada por antigos engenheiros do Google revelou no domingo um novo serviço de buscas na Web cujo objetivo é superar em tamanho o líder do setor, mas que enfrenta uma difícil batalha para mudar os hábitos de navegação dos internautas.

O Cuil (pronunciado como a palavra inglesa "cool") está oferecendo um novo serviço de buscas, em http://www.cuil.com, que a empresa afirma ser capaz de indexar mais rápido e mais barato uma porção da Web bem maior que a do Google, o serviço de buscas que hoje oferece o maior índice online.

O novo rival do Google afirma que seu serviço vai além das técnicas de busca dominantes, que se concentram em links e padrões de tráfego de audiência, e em lugar disso analisa o contexto de cada página e os conceitos por trás de cada pedido de busca dos usuários.

"Nossos significativos avanços em tecnologia de busca permitiram que indexássemos parte muito maior da Internet, colocando quase toda a Web ao alcance de todos os usuários", afirmou Tom Costello, co-fundador e presidente-executivo da Cuil, em comunicado.

Danny Sullivan, um analista de buscas na Web e editor-chefe do site Search Engine Land, disse que o Cuil pode tentar explorar queixas que os consumidores têm sobre o Google -a saber, o fato de que o serviço tenta fazer coisas demais, seus resultados favorecem os sites já populares e ele favorece demais certos sites de referência, como a Wikipedia.

"O momento pode ser propício ao surgimento de um desafiante", disse Sullivan, acrescentando rapidamente que "concorrer com o Google é uma tarefa desafiadora, como a Microsoft dirá".

A Microsoft, terceira maior empresa norte-americana no mercado de buscas na Web, vem procurando em vão, até o momento, unir forças com o segundo colocado do setor, o Yahoo, a fim de competir com o Google.

O Cuil foi fundado por um grupo de pioneiros das buscas, entre os quais Costello, que criou um protótipo da Web Fountain, a ferramenta de análise de buscas da IBM, e sua mulher Anna Patterson, arquiteta do imenso índice TeraGoogle de páginas da Web, operado pelo Google. Patterson também criou o sistema de buscas para uma empresa mundial de armazenagem de informações empresariais, a Recall, subsidiária do grupo australiano Brambles .


Fonte: Reuters
28/07/2008

Comentários

Postagens mais visitadas