ALBRAS Fora

Saiu a lista das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, agora publicada pela revista Épóca. A primeira da lista é a Caterpillar.
Embora na busca apareçam empresas do Pará, na verdade nenhuma delas tem sede no Pará, embora aqui possam ter eventualmente alguma operação, como é o caso da Alcoa (Juruti). As outras que aparecem são a Microsoft, Diageo, Genzyme do Brasil e Herbarium.
Quem acompanha o tema já esperava que a ALBRAS não constasse da lista este ano, depois de tê-la frequentado com destaque por muitos anos.
É que a ALBRAS passou a ser administrada diretamente pela controladora, a Vale, e com isso perdeu parte de sua cultura que dava ênfase a práticas que levaram-na por vários anos consecutivos a integrar o ranking das melhores empresas para trabalhar. Prevaleceu a cultura valeriana e isso explica - parcialmente, é verdade - sua saída da lista.
Entretanto, há quem aposte que a cultura empresarial da ALBRAS termine se estendendo para toda a Vale, o que a meu ver é possível, mas difícil. Tão difícil quanto o caroço ser maior que o abacate.
Se um dia a Vale entrar no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar, será a prova de que ela absorveu a cultura empresarial da ALBRAS. Se as duas continuarem de fora, será a prova que prevaleceu a cultura da Vale.

Comentários

Anônimo disse…
Realmente a VALE aproveitou-se para maximizar os lucros e continuar competitiva!!!

Postagens mais visitadas