Notícias de Lima (4)

Se no passado a violência no Peru era atribuída ao Sendero Luminoso, no presente ela segue o padrao de Nuestra América. A de ontem ficou por conta de um entrevero entre manifestantes e policiais. No pânico que se seguiu cinquenta pessoas foram pisoteadas e algumas ficaram politraumatizadas. Tem também coisas horrorosas, como uma quadrilha que supostamente matava pessoas para extrair gordura humana e exportar para a Europa.
Mas o assunto do dia - da semana, na verdade - é um caso curioso de espionagem.
Peruanos e chilenos vivem às turras desde a Guerra del Pacífico (1879-1883), quando a Bolívia perdeu a saída para o mar e o Peru perdeu parte de suas terras para o Chile. Pois agora os chilenos subornaram um suboficial da Força Aérea do Peru para obter informaçoes sobre a manutençao dos caças russos que os peruanos compraram. O traidor tinha três mulheres e se tornou presa fácil dos chilenos. Descontado o ridículo da coisa, o assunto está rendendo na mídia dos dois países e deixou Bachelet em uma saia justa, às vésperas de uma eleiçao que pode ser vencida pela direita pinochetista. A turma do deixa disso dos dois lados bota panos quentes. Do lado do Peru, principalmente os empresários, interessados mais em negócios que em guerra.
O assunto, descontado o ridículo da coisa, nao vai produzir uma nova Guerra do Pacífico. A nao ser uma guerra de sorrisos amarelos, que tem tudo para terminar empatada.

Comentários

Anônimo disse…
Grande Alencar ,
Sigo viagem contigo através do teu texto enxuto e poético.A gente enxerga com teus olhos.
Desde a tua caminhada pelos escombros (podemos dizer , assim) da ferrovia Santarém - Belém , faço turismo com teus olhos.
Já estive em Perito Moreno contigo que passou a ser projeto para o reveillon 2010/2011 , com direito a retorno via Chile , passeando pelos "cantos" de "Confesso que viví" do Neruda
Boa viagem
Tadeu
JOSE MARIA disse…
Grande Tadeu.

Seu roteiro dá água na boca.
Estou em Puno, na beira do Lago Titicaca, que agora consigo visitar com calma.
Amanha vou visitar Sillustani e sigo para Cuzco.
Felizes Anos Novos para voce e sua familia.

Postagens mais visitadas