A Rota da Estrada de Ferro: as Fotografias de Pedrinho Coelho


Visitei hoje o empresário Pedrinho Coelho, em Castanhal - Pará, onde preside a Associação Comercial e o Partido Popular Socialista. Foi graças ao seu pai, Pedro Coelho, na época Prefeito da cidade, que a locomotiva que tinha o seu nome nela ficou e está até hoje. Outro Prefeito, Almir Lima, demoliu a velha estação e, ao que consta, disso se arrependeu.
Pedrinho tem um precioso acervo de fotos antigas, inclusive de pessoas e coisas relacionadas à Estrada de Ferro de Bragança - EFB.
Ele teve a gentileza de fazer-me uma doação dessas fotos digitalizadas.
Agora vou providenciar a impressão das relacionadas à estrada de ferro e remeter para o Museu de Arte Sacra da Diocese de Bragança. A foto acima é de uma locomotiva bebendo água na Parada do Rio Apeú.
Muito obrigado, Pedrinho.

Comentários

Unknown disse…
Oi Dr.Jose de Alencar,achei lindo o seu texto, a forma como relata os fatos vivenciados transparece leveza e tranquilidade, bem como demonstra preocupacao em contribuir com registros historicos.
Estive presente em dois momentos, em que o sr.estava como palestrante.A ultima palestra foi no Seminario de Erradicacao do Trabalho Escravo, organizado pela SEJUDH. Ao termino do referido evento pedi um contato seu,entretanto pensei que poderia incomoda-lo e nao liguei.
JOSE MARIA disse…
Muito obrigado pelo comentário, Consuelo.

Mantenha contato, quando quiser.

Abraços
Unknown disse…
Oi Dr.José de Alencar, hoje fiz um passeio mais longo pelo seu blog e me deparei com artigos muito interessantes e provocativos.
Encontrei também um e-mail(jose.alencar@trt8.gov.br),posso fazer contato com o sr.através deste?
Abraços,
JOSE MARIA disse…
Consuelo, pode usar esse endreço e também josealencar64@gmail.com.

Obrigado pelo interesse.
Anônimo disse…
Olá Dr. Alencar, felizmente temos pessoas assim como o sr. resgatando e mostrando o passado da nossa tôda querida CASTANHAL, através destas fotos que tanto eu sonhava ver; eu amo esta cidade, pois acompanhei desde meus 8 anos a sua tragetória ascenciva; é lamentável que tenham destruído a estação e o mercado municipal, dois marcos históricos importantes assim como é a prefeitura, o colégio cônego Leitão e ig. matriz.
JOSE MARIA disse…
Obrigado pelo comentário e pelo amor por Castanhal, que dele precisa.

Creio que um dia vai aparecer alguém que mande reconstruir a estação de Castanhal, a de Belém, a de Bragança.
Anônimo disse…
senhor alencar, por favor coloque mais fotos de castanhal, principalmente dos tempos da ferrovia e da cidade começando e crescendo; é admirável e emocionante rever o nosso passado através dessas fotos, pois vivo aquí desde criança e amo esta maravilha de cidade. Coloque fotos atuais tambem. um abraço. augusto--55 anos.
Rangel Silva disse…
Dr. José de Alencar,nasci em Castanhal há exatamente 50 anos. vez por outra visito este Blog. sou do tempo da estação e da estrada de ferro.Na verdade quando criança eu residia bem próximo da referida estação, Sr. se for possível solicito que poste neste seu espaço algumas fotos antigas de castanhal.
JOSE MARIA disse…
Meu caro Rangel.

Muito obrigado pelo comentário.
Suas preces já foram atendidas.
Publiquei cem fotografias antigas, do acervo do amigo Pedrino Mota, no Picasa.
Segue o link: https://plus.google.com/u/0/photos/106101586324937894917/albums/5176196394397457377

Postagens mais visitadas