Carne Humana (2)

Esta notícia - de mais uma morte violenta em acidente de trabalho - foi publicada no Jornal Regional, de Parauapebas:

A morte de Valtemir Cleuton Alves Araújo, 19 anos, natural do Maranhão, funcionário do frigorífico denominado "Frizama", localizado em Eldorado do Carajás, causou uma grande revolta entre seus colegas de trabalho.
Segundo informações levantadas pela reportagem com os funcionários daquele estabelecimento, que pediram para não terem seus nomes divulgados, era por volta das 5 horas da manhã de segunda-feira (11), quando Valtemir Cleuton, que trabalhava sem o equipamento de segurança, que seria um avental metálico, retirava os ossos de uma novilha, instante em que a afiada faca que usava escorregou da mão e perfurou-lhe a perna esquerda atingindo a arterial femoral, causando esgotamento sanguíneo por hemorragia externa.

Além de culparem a empresa, por não fornecer equipamento de segurança, os funcionários acusam o gerente do frigorífico, de prenome Valdivino, de não prestar socorro à vítima com receio de sujar de sangue o banco de seu carro.

Genilsom dos Santos da Silva, 19 anos, contou à reportagem que, na hora do acidente, também trabalhava sem proteção ao lado da vítima. Disse ainda que a vítima foi socorrida pelos próprios funcionários, que levaram o rapaz ao Hospital e Maternidade Menino Jesus. No entanto, o mesmo se encontrava fechado.

Na tentativa de salvar o rapaz, o mesmo foi levado para o Hospital Municipal de Eldorado do Carajás (HMEC). No entanto, deu entrada naquela casa de saúde já sem vida.
Outra denúncia realizada pelos funcionários da empresa, diz respeito ao trabalho sem carteira assinada. Também ouvido pela reportagem, o funcionário Leilton Alves da Silva disse que trabalha no local, a mais de 5 anos, sem ter sua carteira assinada. Inclusive segundo ele, a vítima também trabalhava sem carteira assinada.

Indignados com a falta de respeito e a impunidade que vêm prevalecendo na cidade, os trabalhadores na indústria realizaram uma manifestação com objetivo de obrigar os donos da empresa a cumprir com as normas de trabalho visto que, segundo eles, as condições são precárias e desumanas.
A notícia do acidente no interior da empresa e a negligência do gerente causaram revolta não só entre os funcionários, como também em toda a cidade.

Com o manifesto realizado em frente ao frigorífico, o trânsito na rodovia PA-150 foi interditado por mais de duas horas, sendo liberado somente com a chegada da imprensa que, a pedido dos funcionários, esteve no local para registrar a indignação daqueles trabalhadores. Logo em seguida, a rodovia foi liberada.
Apesar de terem sido procurados, os responsáveis pela empresa se recusaram a falar sobre o assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas