Paz para Neuton Miranda

Acabo de saber, por um telefonema de Moacir Martins, que um AVC levou à morte Neuton Miranda, o histórico militante comunista do PCdoB.
Foi ontem à noite, por volta de 23 horas, em Santarém.
O corpo está sendo trasladado e vai ser velado em uma das capelas mortuárias da Beneficiente Portuguesa, aqui em Belém.
Daqui deste canto do ciberespaço, vai minha solidariedade à Leila, aos familiares e aos companheiros de partido.
Descanse em Paz, Neuton.

=====
Atualização:
Agradeço à Franssinete Florenzano a atualização do local do velório, conforme comentário abaixo. Vai ser no hall da Assembléia Legislativa do Estado do Pará. Aliás, uma coincidência: a sede da Assembléia Legislativa homenageia Newton Miranda, o deputado estadual cassado pelos militares nos anos sessenta.
Em Marabá, onde Neuton Miranda nasceu, era comum se aportuguesar os nomes próprios.

Segunda atualização:

O sepultamento será terça-feira, para dar tempo de chegar sua filha que está em Londres.

Terceira atualização:

É uma errata. A causa da morte foi parada cardiorrespiratória. O local foi Belterra.

Comentários

Bom dia, doutor. Que notícia triste. Eu conheci Neuton Miranda e levei um choque ao saber de sua morte, há pouco, através do telefonema de um amigo, que ouviu a notícia na rádio AM de Santarém.

Seu corpo será velado amanhã no hall principal da Alepa. Ainda não se sabe o horário do funeral.

Abraço solidário.
JOSE MARIA disse…
Obrigado, Franssinete.

Perdemos um militante comunista honrado e um ser humano cordial e afável como poucos.
A vida dele continua por outros meios, inclusive pela luta de todos por uma sociedade justa, igualitária, fraterna e solidária.
Unknown disse…
Estamos de luto. Perdemos o amigo, o mestre, o companheiro, o revolucionário do nosso projeto de titulação da população ribeirinha. Sei que, nesse momento, nos, superintendentes do patrimônio da Uniao, em todo o Brasil, estamos no Para, de coração, junto ao Lelio e ao Rogerio (MG), chorando a perda do nosso querido Neuton.
Evangelina de Almeida Pinho
Superintendente do Patrimonio da Uniao em Sao Paulo
Anônimo disse…
Prezado Alencar:
A Franssinete, a Evangelina e você já disseram do Neuton, um grande comunista, algumas facetas políticas e ideológicas.
Há muito mais a dizer do venerando Camarada Neuton.
Quero acrescentar que esse grande amigo, há mais de 30 anos, foi, indubitavelmente, durante toda a sua vida, um homem HONESTO (em qualquer sentido que se queira avaliar), virtude raríssima - infelizmente - de se encontrar em políticos.
À família, minhas condolências, e a nós, amigos, a eterna saudade.
Um abraço
Marcos Klautau
EDINALDO MOTA JR disse…
Caro Alencar,

Sr Neuton faleceu vítima de infarto fulminante, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e faleceu na ambulância, a caminho do hospital municipal.

Ontem por volta de 20h conversei com ele em Belterra, estava normal, falava empolgado que em breve seriam lançados em prceria com a UFPA, os projetos orla de 06 municípios no Pará.

Perdemos um comunista que queria ver o crescimento do Pará para usufruto de todos os paraenses.

Edinaldo Mota Jr.
JOSE MARIA disse…
Caríssima Evangelina,
Caríssimos Marcos e Edinaldo.

As nossas homenagens ao Neuton Miranda, a nossa solidariedade, com certeza ajudarão a dividir a dor e o sofrimento de seus familiares, companheiros e amigos, que continuarão a luta dele.
Anônimo disse…
NEUTON MIRANDA: Um marco nos 155 anos de história da Secretaria do Patrimônio da União/SPU

Ontem a noite, assistia um filme sobre a guerrilha do araguaia em casa, em Brasília, quando recebi a triste notícia do falecimento de nosso companheiro, Neuton, Superintendente do Patrimônio da União do Pará.

A dor e o choro, se misturavam com as imagens do Neuton sorrindo, sereno, de calças dobradas caminhando nas várzeas federais paraenses, nas ações de cadastramento e titulação.. em cada igarapé e ilha onde vivem os ribeirinhos, indo ao encontro dos povos das águas.

Me lembro que em uma de nossas oficinas do "Projeto Nossa Várzea: Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira", um historiador do PCdoB disse que tal projeto reconstituía em bases democráticas o ideário que outrora inspirou aqueles que se reuniram em Xambioá e Marabá.

Com o Neuton, o Estado Brasileiro se tornou mais democrático, mai republicano, mais amazônico. A nós cabe a missão de honrar e multiplicar o exemplo.

Toda solidariedade à família em nome da Leila, aos servidores da SPU/PA em nome do grande companheiro Lélio.

Todos rumo ao Pará para homenagear nosso amigo, mestre,companheiro e revolucionário.

Patrícia Cardoso
Coordenadora da Amazônia Legal
SPU/MP
Anônimo disse…
Caro amigo Alencar
Como marabaense aprendi desde cedo, a admirar meu conterrâneo Neuton Miranda,jovem ainda, foi obrigado a viver clandestinamente por acreditar e defender uma sociedade justa e fraterna, minhas condolências a Leila,Janaina dona Ana e seus irmãos Fernando,Felix,Bogo,Beto e irmãs Sonia e Ana.
Ver. Júlia Rosa
Presidente da Câmara Municipal de marabá
JOSE MARIA disse…
Patrícia e Júlia Rosa,

Agradeço a leitura e os comentários, com os quais estou integralmente de acordo.
Neuton merece nossas homenagens e seus familiares e camaradas nossa solidariedade.
A luta dele continua.
Neuton Miranda cumpriu sua missão. Desde muito jovem se entregou sem reservas à luta em busca da igualdade e da justiça.

Deixou enraizada a construção de seu sonho, que todos temos o dever de continuar a sonhar e, principalmente, fazer acontecer.

Sua família deve buscar consolo em seu exemplo de vida, imorredouro.

Grande beijo a todos.
Anônimo disse…
O Neuton Miranda de Marabá não é aquele que dá nome ao plenário da Assembléia Legislativa. Esse, com W é aquele que foi vice governador do Pará, cassado, perseguido como Hélio Gueiros e Ruy Barata e outros que foram vítimas do general Bandeira,tenente coronel Passarinho e o major Alacid.
JOSE MARIA disse…
Obrigado, Franssinete.

Concordo com você.

Agradeço o comentário anônimo.
No post estava a informação de que o plenário é uma homenagem ao Newton Miranda com W e a particularidade de Marabá com o aportuguesamento do prenome.

Postagens mais visitadas