Vernissage

Padre Ricardo Rezende, conhecido por sua defesa dos direitos humanos no Sul do Pará nos anos 80 e 90 do século passado, agora se arrisca em outra trincheira, a pintura.
Segue a apresentação e convite para sua vernissage. Mais detalhes, aqui.
Sucesso, são nossos desejos.

APRESENTAÇÃO

Ricardo Rezende Figueira, padre, antropólogo e professor da UFRJ, participou de exposições na juventude em Minas, com trabalhos realizados em aquarela e guache, nanquim e desenhos realizados com canetas esferográficas.

Nasceu em Carangola, Minas Gerais, e, desde os 11 anos morou em Juiz de Fora, onde concluiu os estudos universitários. A partir de maio de 1977 se mudou para Conceição do Araguaia, Pará, onde atuou como agente de pastoral e foi ordenado.

No decorrer de reuniões realizadas com camponeses e com outros agentes sociais, desenhava com caneta em papéis que encontrava; alguns muito vulneráveis. Desse período realizou mais de mil pequenos desenhos com temas variados. Em 2009, preocupado com a o estado de conservação do material, começou a fotografá-los e digitá-los. A seguir retomou os desenhos antigos e realizou variações de abordagem, com ampliações e utilização de tinta acrílica.



Ricardo Rezende Figueira

expõe em

Symposium Vinhos

Fazer arte é se arriscar, entre o prazer da imagem e o frio do metal; como a vida e a história. Dela ecoam tiros, anjos e santos, ruídos e silêncio. Em acrílica sobre tela. E lhe convido a partilhar desse encontro.

Local:

Rua Ipiranga, 65, Laranjeiras, Rio de Janeiro

Quando:

Vernissage: 16 de junho de 2010, das 17 às 20 horas.

Período de exposição: de 16 de junho a 6 de setembro de 2010


Comentários

Postagens mais visitadas