A Morte de Antonio Barros de Castro


O Conselho Regional de Economia emitiu esta nota de falecimento.


NOTA DE FALECIMENTO

O Conselho Regional de Economia do Estado do Pará (CORECON-PA) se solidariza com familiares e amigos do economista ANTONIO BARROS DE CASTRO, que faleceu na manhã do último domingo (21/08), no Rio de Janeiro. O economista teve grande relevância na atuação da profissão e foi autor de várias publicações, entre elas: Reestruturação Industrial, Demanda Externa, Capacidade de Crescer, Espelho da China, Semi-estagnação, etc.

Antonio Barros de Castro era professor emérito do Instituto de Economia da UFRJ e consultor do Conselho Empresarial Brasil-China. Desde a década de 1960 se dividia entre a vida acadêmica no Brasil e no exterior. Sua vida acadêmica não se restringiu apenas à UFRJ. Em diferentes períodos desde a década de 1970, Barros de Castro foi professor visitante na Universidade do Chile (1972-1973), em Berkeley (1999 e 2003), nos Estados Unidos, e nas prestigiadas britânicas Cambridge (1973-1974) e Oxford (2004). Ele era também membro do Institute for Advanced Study, da universidade americana de Princeton.

Soube da morte pelo amigo Economista Edson Roffé. Por outra amiga também Economista, Georgina Tolosa - que foi aluna de Roffé e minha colega de NAEA - soube das circunstâncias dessa morte (um acidente doméstico com a queda de uma laje).
O libro em co-autoria com Lessa é, com toda certeza, um dos mais importantes manuais de economia do final do século passado. Quem de alguma forma se aproximou da ciência lúgubre teve que ler o livrinho de capa amarela e letras verdes.
Honra e glória para Barros de Castro.

Comentários

Postagens mais visitadas