Vale: o Céu por Limite

A Vale tem os pés fincados no subsolo, do Pará principalmente.
Mas a julgar pelos seus últimos movimentos o céu é, por enquanto, seu limite. E não apenas pelos aviões próprios com que - também por enquanto - atende seus executivos.
A combinação da expertise própria da casa com a que ela adquiriu com a vinda de seu condottiero do sistema financeiro, permite que ela transite bem nesses dois mundos.
Exemplo disso é a notícia abaixo transcrita, que como outras tantas parecidas nem sempre aparecem nas folhas locais.



VALE tem analisado oportunidade com bancos, mas nega propostas
11/12/2007 10:23:34

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora brasileira Vale tem discutido com bancos de investimento oportunidades de negócios em meio à consolidação global do setor, mas informou que até o momento não formalizou nenhuma proposta de compra por qualquer empresa.

"Como é notório, a indústria de mineração passa por um processo de consolidação no mundo. Neste contexto, a Vale, como uma das líderes globais dessa indústria, regularmente analisa e avalia a atratividade de diferentes oportunidades de investimento e as discute com bancos de investimento, assessores financeiros e outros especialistas", informou a companhia em comunicado enviado ao mercado.

"Porém, não há qualquer decisão da administração da Vale, nem tampouco qualquer oferta foi feita pela Vale, para a aquisição de qualquer empresa", acrescentou a nota.

Jornais britânicos divulgaram no final de semana informações de que a companhia brasileira teria contratado bancos de investimento com o objetivo de fazer uma proposta de compra da sexta maior mineradora mundial, a Xstrata, que tem sede na Suíça.

O valor de uma eventual aquisição poderia atingir mais de 70 bilhões de dólares.

Nesta terça-feira, o jornal britânico Financial Times voltou a tocar no assunto, informando que a direção da Xstrata, que tem forte atuação em cobre, carvão, níquel e zinco, estaria aberta a negociações para uma eventual fusão de suas operações com as de outras empresas no setor.

(Por Marcelo Teixeira, Edição de Camila Moreira)
Fonte: Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas