Morre Sergio Corrieri Hernández, do ICAP

Só agora fiquei sabendo da morte de Sergio Corrieri, Presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos - ICAP(http://www.icap.cu/), dia 29 de fevereiro passado, sexta-feira.
Ele tornou-se conhecido internacionalmente por sua participação no filme Memórias do Subdesenvolvimento (vale a pena rever um pedacinho nesse link que leva você ao sítio da Veoh).
Sérgio sempre recebeu os brasileiros que visitavam o ICAP com distinção e carinho especiais, nos momentos alegres e nos difíceis.
Segue a nota de suas companheiras e companheiros do ICAP.

Faleceu Sergio Corrieri Hernández



Na tarde de hoje faleceu o companheiro Sergio Corrieri Hernández notável intelectual e presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, vítima de severa enfermidade.
Sergio Corrieri nasceu em Havana em 2 de março de 1939. Ator desde os 17 anos foi fundador do histórico Teatro Estúdio, precursor do teatro contemporâneo cubano.
Durante a ditadura colaborou com o Movimento 26 de Julho e com o Partido Socialista Popular, participou em inúmeros protestos e manifestações estudantis.
Corrieri foi fundador do novo cinema cubano que surgiu com a Revolução, nele desenvolveu uma inestimável carreira recebendo numerosas distinções em Cuba e internacionais. Intérprete em vários dos mais importantes filmes cubanos, alternou seu intenso trabalho artístico – incluindo sua atividade como diretor e professor de atuação – com sua incorporação às lutas de seu povo. Foi fundador das Milícias Nacionais Revolucionárias e como miliciano participou de todas as mobilizações que aconteceram nos anos sessenta.
Em 1968 fundou o Grupo Teatro Escambray e dirigiu importantes atividades deste grupo nas montanhas centrais do país. A frente do Grupo percorreu diversos países da América do Norte, América Latina e Europa, além de apresentar-se perante os combatentes cubanos em Angola.
Sua inesquecível atuação nas duas partes do seriado En silencio ha tenido que ser (Teve que ser em silêncio), transmitido pela Televisão Cubana, lhe valeram um grande reconhecimento e profundo afeto de todo o povo cubano.
Em 2006 recebeu o Prêmio Nacional de Teatro por sua extensa e meritória carreira artística. Foi condecorado com as órdens Felix Varela e Alejo Carpentier, outorgadas pelo Conselho de Estado da República de Cuba.
Em 1976 foi eleito deputado da Assembléia Nacional do Poder Popular, representação para qual foi reeleito sucessivamente, incluindo a mais recente legislatura. Entre 1998 e 2003 foi membro do Conselho de Estado.
No segundo Congresso do Partido Comunista de Cuba foi eleito membro do Comitê Central, condição que manteve até o momento de seu falecimento. Em 1987 foi designado Chefe de seu Departamento de Cultura.
Em 1990 foi designado Presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, a frente do qual desempenhou um louvável trabalho na promoção da solidariedade com a Revolução cubana entre milhares de pessoas em todo o mundo. Seu desempenho destacado lhe valeram a admiração e profunda estima de nossos amigos no exterior.
Nós, os trabalhadores do ICAP, sentimos hoje uma profunda tristeza pela perda de quem, com seu exemplo e respeito por seus companheiros de trabalho, entrou profundamente no coração de todos nós, porém seu exemplo continuará vivo todos os dias fazendo valer a máxima martiana de que “a morte não é verdade quando se cumpriu bem a obra da vida”.
Instituto Cubano de Amizade com os Povos.

De la valía de sus hijos logran los pueblos, y la gloria de los que nacen en nuestra misma tierra es como legítima dote nuestra,y nuestra gloria.

José Martí




Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos © 2008 Dirección de Información y Análisis

Comentários

Postagens mais visitadas