Mondragón

O portal Gestão Sindical, de Owswaldo Braglia, acaba de ser atualizado.
Nele há uma interessante matéria sobre a megacooperativa Mondragón, a maior empresa do País Basco, a sétima da Espanha e a maior cooperativa de trabalhadores do mundo, que desafia a Lei de Oppenheimer - conforme a qual as cooperativas auto-geridas quebram ou se tornam empresas capitalistas simples e normais - desde os tempos de Franco.
Não é coisa que se possa recomendar aqui para nós, onde lei não escrita diz que cooperativas de trabalho são sinônimo de fraude contra os direitos dos trabalhadores. Para testar a hipótese basta dar uma passada ali em Benevides, onde funcionou uma delas, a tal de Nova Amafrutas, que de nova mesmo teve só o dinheirinho fácil do Banco da Amazônia e do Governo do Estado do Pará. Ah, sim, teve também a esperteza de receber aluguel antecipado da Natura, que virou pó nas mãos da administração da cooperativa, e não pode ser penhorado para pagar os créditos trabalhistas reconhecidos pela Justiça do Trabalho.

Comentários

Anônimo disse…
http://blogdopiteira.blogspot.com/2009/06/albras-multada-em-r-500-mil.html

Amigo,congratulações pelo teu blog.O caso acima aconteceu recentemente na Albras, que vem de um péssimo acordo, em que usaram a crise pra arrochar ainda mais o salário dos trabalhadores, além de cortar benefícios.Na tua volta gostaria que tu recebesses o pessoal da cobil, que eles também tentaram extinguir.um abraço.
Sulivan

Postagens mais visitadas