Ano Xacobeo

Não estranhe. O título está escrito em galego, a língua neolatina mais próxima do português.
É Ano Xacobeo todo aquele em que o dia 25 de julho, dia de São Tiago, cai em um domingo. E 2010 é Ano Xacobeo, o segundo deste Século XXI.
Nesse ano, conforme uma antiga bula papal, a Catedral de Santiago de Compostela tem o direito de conceder indulgências plenárias - aquelas que já foram vendidas e provocaram a RefoJustificarrma luterana - aos que fizerem o Caminho de Santiago a pé, de bicicleta o a cavalo - de carro, avião ou trem não vale - e, claro, professarem a fé católica. A ressalva é importante porque não são poucos os que fazem o Caminho e não são católicos e muitos sequer cristãos são. O Caminho de Santiago transcende o âmbito estritamente religioso, tal como ocorre com o Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará.
Eu, que tenho formação cristã - católica - e hoje sou agnóstico, fiz em 2007 a rota francesa do Caminho de Santiago - registrada dia por dia aqui no blog - e vou fazer este ano a rota aragonesa, com uma amiga e um amigo daqui de Belém (eles vão fazer a rota francesa e nos encontraremos em Puente La Reina). Inicio em 15 de abril e pretendo mais um vez registrar meus passos aqui. Espero chegar em Santiago de Compostela em um domingo, a tempo de assistir a missa e ver o botafumeiro mais uma vez em ação. Acreditem, é uma cerimônia emocionante, para crentes e não crentes, de qualquer lugar do planeta.
Manoel Brasília é um dos mais conhecidos peregrinos brasileiros - do Grupo Peregrinos da Paz, de Brasília - e no seu blog (tem link aí do lado direito) há um relato da abertura da porta da Catedral - que fica fechada por tijolos e só é aberta solenemente nos anos Xacobeos - e fotos do importante acontecimento. Algumas das fotos mostram o botafumeiro - um imenso turíbulo doado a Catedral por franquistas - em plena ação. Tem muitas fotos do Caminho, que ele acaba de fazer mais uma vez.
O Ano Xacobeo mobiliza os galegos e espanhóis e as autoridades galegas e espanholas e, reitero, muitas das suas iniciativas poderiam - e deveriam - ser adaptadas para o Círio de Nazaré, nosso maior evento turístico.
O Caminho de Santiago é uma dessas coisas que devem ser feitas pelo menos uma vez na vida.
Fica o convite.
Para os que já estão fazendo ou ainda vão fazer o Caminho, desejo um Buen Camino.

Comentários

Postagens mais visitadas