Viva Benedito Nunes (3)

Republico, com algum atraso em se tratando de blogosfera, a homenagem de Octavio Pessoa a Benedito Nunes.
Nunca é tarde para homenagear o Filósofo da Travessa da Estrella.
Obrigado, Octavio, pela referência a este blog. E pelo exemplar do “Eu vos abraço, Milhões”, que foi mesmo um belíssimo presente, já lido e com promessa de releitura.




OS EXTREMOS SE TOCAM NA PERDA DA INTELIGÊNCIA


Octavio Pessoa




            O último fim de semana foi trágico para a inteligência nos extremos do Brasil. O Rio Grande do Sul perdeu Moacyr Scliar e o Pará viu partir para sempre Benedito Nunes.
            Não tive a felicidade de privar da amizade de Bené e confesso aqui, a inveja que sinto dos que tiveram essa felicidade. Mesmo assim, eu não perdia uma oportunidade de assistir suas palestras, de ler tudo o que sobre ele se escrevia, enfim, de prestigiar aquela figura singela e frágil, que assumia uma dimensão portentosa, quando com simplicidade, expunha sua cultura ampla e sedimentada.
            O leitor poderá saber melhor quem foi Bené Nunes e sua importância para a cultura brasileira e mundial, acessando o http://blogdoalencar.blogspot.com/ e o  http://www.blogdopiteira.blogspot.com/, dentre outras fontes. Não vou fazer eco ao que já foi falado.  
            Quero deixar aqui, expressa minha profunda tristeza pelo vazio deixado por Bené. Intelectual que nem ele, hoje é uma raridade. E dizer do meu compromisso de me aprofundar na obra desse cidadão do mundo nascido em solo paraense. E também, de procurar conhecer e acompanhar o discípulo de Bené, escolhido por ele próprio para continuar seu trabalho, Vitor Pinheiro, de quem o Alencar fala com admiração extrema, em seu Blog.
            No mesmo  fim de semana, a inteligência brasileira também se viu privada de Moacyr Scliar. Gaúcho de Porto Alegre, Scliar, médico e membro da Academia Brasileira de Letras, que escreveu mais de 80 livros, publicados em mais de 20 países. Romances e livros de contos, ensaios, crônicas e ficção infanto-juvenil, que sempre tiveram grande repercussão junto à crítica.
            Nas minhas últimas férias, li a última obra de Moacyr, “Eu vos abraço, Milhões”. Lançado pela Companhia das Letras, um romance de formação. O personagem Valdo, idealista e libertário, após uma caminhada tortuosa, conclui o quanto é difícil, na prática, realizar o sonho de abraçar milhões, de que fala Schiller na obra “Ode à alegria”, que inspirou a Nona Sinfonia de Beethoven.
            Ótima sugestão de leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas