De Nájera, às margens do Najerilla

Depois de trinta quilômetros de caminhada classificada de pouca dificuldade, partindo de Logroño, a capital de La Rioja, estamos em Nájera, a antiga capital riojana.
Ficaram para trás Los Arcos, Sansol, Torres del Rio (com sua igreja românica octogonal e abóbada em nervuras que formam uma estrela de ooito pontas, com arquitetura de inspiraçao árabe), Viana (onde o cardeal libertino César Bórgia morreu em um duelo e é - nao por isso - festejado nesta Semana Santa com muitos eventos) e Logroño. Vencido o feio polígono industrial, o centro histórico é puro charme, com ruas para pedestres com tudo de bom para adultos e crianças, de lojas de grife a guloseimas.
Hoje passamos o dia inteiro cruzando os vinhedos de La Rioja. Na saída de Logroño, um imenso parque em torno de uma represa. Cedo já tinha gente pescando. Até quando passamos, sem sucesso. Treze quilômetros depois, Navarrete exibe as ruínas de um antigo hospital de peregrinos. O pórtico dele agora está no cemitério local. No Bar Los Arcos, a garçonete falou bem de Salvador - BA e da nossa cerveja. Falou mal do nosso pao, e com razao. Já o pao de Navarrete é ótimo. Com queijo e presunto entao....
Oito quilômetros depois paramos para descansar e revisar pés e mochilas em um povoado com nome de mês francês antigo: Ventosa. Ovos fritos com presunto e vinho fizeram nossa festa antes de encarar dez quilômetros até Nájera.
Aqui fica o Monastério de Santa Maria La Real, onde estao enterrados os antigos reis e rainhas do antigo Reino de Navarra.
Amanha partimos cedo para Santo Domingo de La Calzada.

Comentários

Postagens mais visitadas