Forum Landi em Havana

O Forum Landi sentou praça em Havana.
Passaram uma semana lá os arquitetos urbanistas Flávio Nassar, Elna Trindade e Paulo Ribeiro, além da fotógrafa Walda Marques (que ainda está por lá).
Foram conhecer a experiência da Oficina del Historiador de la Ciudad, o SPHAN de Havana.
Tendo a frente o historiador Eusébio Leal, a Oficina comanda - e bem - o Plano Diretor de Reabilitação Integral de Havana Velha, Patrimônio Cultural da Humanidade. Ele vem fazendo verdadeiros milagres.
Nossos homens e mulheres em Havana foram atendidos por Limbania Torres Simón, Assistente de Direção do Plano Diretor, e Ricardo Nuñez, especialista da Oficina.
Tiveram apoio do sempre atencioso e simpático Pedro López Veitia, pintor do Museu Nacional de História Natural, que tornou-se uma espécie de cônsul honorário dos paraenses que visitam Habana Vieja. É com ele que Walda Marques faz suas incursões e fotos.
Esperemos agora os bons frutos dessa visita, inclusive uma exposição das fotos de Walda Marques.

Comentários

francisco rocha junior disse…
Caro Alencar,
Fui um privilegiado acompanhante desta troupe em Havana, juntamente com minha mulher. Realmente, o trabalho de recuperação de Habana Vieja é de matar de inveja nossas cidades com heranças coloniais. O Oficio del Historiador de la Ciudad disse a que veio, e continua dizendo, com voz forte e destacada.
Só acho que, apesar do maravilhoso trabalho do Fórum Landi, nunca conseguiremos fazer o que foi feito em Havana, enquanto tivermos a categoria de administradores públicos que temos em nossa pobre cidade.
Mas antes que os precipitados pensem ou digam que o governo cubano não precisa ficar negociando verbas, ou dependendo do administrador de plantão da cidade, face ao regime político que por lá impera, lembro que inúmeras municipalidades, em pleno regime democrático, conseguem manter muito bem conservado seu patrimônio histórico. Na verdade, a pobreza econômica da ilha é muito mais um motivo de nos envergonharmos do que não conseguimos fazer, do que um mote para lembrar que ali sobrevive uma ditadura de quase 50 anos.
JOSÉ DE ALENCAR disse…
Meu caro Francisco.

1 Que legal!

2 O modelo cubano de gestão do patrimônio cultural e histórico não pode ser replicado, porque é fruto de sua história.

3 Mas com certeza muita coisa dele pode ser adaptada para nossa realidade, desde que assim o queira, primeiramente, nossa gente, e depois, nossos governantes. O que parece, olhando de perto, é que ninguém quer isso, apesar das juras de amor pela cidade e os ares de ofendido que se faz quando alguém critica o desmantelo que desgraça a chamada Metrópole da Amazônia.

4 Claro que Cuba é pobre, como Belém. A diferença é que em Habana Vieja há uma vontade de fazer e acontecer. E de fazer de tudo para acontecer. Inclusive dar um belo by pass no Poder Popular, usando para isso a Oficina del Historiador de la Ciudad, que na prática é a prefeitona de Habana Vieja e "dona do pedaço", controlando, pela holding Habaguanex, todos os bons negócios que ali acontecem (hotéis, bares, restaurantes, livrarias, construtora etc), movidos a euro (sobrevalorizado neste momento). O Poder Popular cuida do restante (saúde, educação, segurança etc), com um orçamento movido a peso cubano.
5 Aqui seria possível pelo menos estabelecer, via Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município de Belém, uma destinação - para não dizer vinculação - das receitas municipais geradas no Centro Histórico para sua reabilitação integral e assim criar um círculo virtuoso em substituição ao atual círculo vicioso de decadência.
6 Claro que poderíamos também ter um Plano Diretor específico para o Centro Histórico (São Luís do Maranhão tem, há muitos anos). Não sei se seria pedir muito. Muito ou pouco, seria o equivalente ao Plan Maestro que vem sendo executado em Habana Vieja.
7 Outro fator de sucesso é a permanência de Eusébio Leal como Historiador de la Ciudad por muitos e muitos anos. Ele chegou lá jovem e agora é um senhor já entrado nos anos, que tem o respeito de seus conterrâneos e da comunidade internacional. Eusébio Leal é hoje uma autoridade em reabilitação de sítios históricos, inegavelmente. E é bom de negócio. Aqui precisaríamos de alguém - pessoa física - como ele, que pudesse ficar à frente do Plano Diretor por muitos anos. Acho que essa moçada aí do Forum Landi bem que poderia formar um trio, quarteto ou quinteto para cumprir aqui o papel que Eusébio Leal cumpre em Habana Vieja.
7 Se você achar conveniente, posso fazer um post com o teor deste comentário, com algum desenvolvimento adicional, na esperança de que alguma Excelência passe por aqui e dê uma lidinha.
francisco rocha junior disse…
Caro Alencar,
Certamente, um post sobre o assunto da revitalização do centro histórico de Havana seria muito bom. Chamaria a atenção para o debate sobre a recuperação do outrora chamado "Belo Centro" de Belém, e não só dele, mas dos demais pólos de interesse histórico e arquitetônico da cidade, como a Cidade Velha, o Reduto, a Campina e o entorno da Presidente Vargas.
Da sua resposta, destaco dois pontos sobre os quais gostaria de ler sua opinião - sem a intenção de que o blog sirva somente para dirimir as minhas dúvidas, é claro.
O primeiro é quanto ao modelo político da intervenção da Oficina em Habana Vieja: você fala em discussão com os interessados (leia-se, moradores e comerciante do Centro de Belém) e em conseqüente destinação da receita gerada no bairro do Comércio para sua própria restauração e posterior manutenção. Mas em Havana, houve esta discussão com os moradores da cidade que já se encontravam lá, antes de 1994, quando começou o projeto de intervenção? Pelo que pude perceber, em conversas com os amigos arquitetos que conosco viajaram, não: a decisão sobre intervenção, retirada de moradores e destinação de prédios para fins específicos, foi unilateral, partindo somente do governo, sem debate ou oitiva, ao menos, da população que ocupava o centro.
O segundo refere-se à elaboração de um plano diretor específico para, principalmente, o centro de Belém e a Cidade Velha. O projeto de Habana Vieja começou com intervenções específicas, em prédios destacados - um pouco como o que se fez em Belém, com as obras de restauro e revitalização do Forte do Castelo, Casa das Onze Janelas e Estação das Docas - mas se estendeu à criação de um verdadeiro plano diretor, com alcance em uma área grande, que passa por alguns pontos-limite: o Paseo del Prado, a Plaza Vieja, a Plaza San Francisco e a Plaza das Armas. Entre estas, tudo está restaurado, ou em restauração. A adoção deste padrão seria possível em Belém?
E ia me esquecendo: você tem razão quando fala da simpatia do Pedro Veitia. Sempre com um sorriso no rosto, Pedro foi um guia generosíssimo, fazendo jus à boa fama de seus conterrâneos.
JOSÉ DE ALENCAR disse…
Caríssimo Francisco.

1 Não acompanhei assim tão de perto a execução do Plan Maestro para lhe afirmar que os moradores foram consultados. O que posso afirmar, por ter visto, é que os Comitês de Defesa da Revolução - CDRs debatem todos os temas que lhes dizem respeito, inclusive os resultantes do exercício do direito de morar em Habana Vieja. Assisti pelo menos uma assembléia de um deles, em plena noite e no meio da rua, em Habana Vieja. Todos os temas que afligiam os moradores eram tratados e os enfrentamentos verbais eram duros. O capa preta que estava lá teve que ouvir poucas e boas dos moradores, irritados com as deficiências no abastecimento de água e as más condições dos prédios em que viviam. Mas não menos certo é que há CDRs e CDRs. Alguns estão burocratizados e são quase uma fachada para neguinho ficar por ali sem fazer nada. Outros são vitrines para mostrar para os amigos, porque são atuantes mesmo. E alguns estão praticamente desativados. Mas no conjunto eles formam uma rede de participação da população, controlada pelo Estado e pelo Partido, e isso faz a diferença, pois é como se a sociedade civil fosse controlada pela sociedade política e esta se abrisse também para alguma participação daquela, nem que fosse em coisas simples mas essenciais, como essas relacionadas com o exercício do direito de morar.
2 Também tenho por certo que se houvesse consulta ela seria imediatamente aprovada, porque em Habana Vieja houve um prolongado processo de encortiçamento, após a reforma urbana, que entregou para famílias os prédios, como você deve ter visto. Em um mesmo prédio que moravam uma ou poucas famílias, depois da reforma urbana passaram a ser ocupados por muitas famílias, que depois faziam suas barbacoas (mezaninos) para abrigar parentes ou mesmo alugar e fazer um dinheirinho. Com a degradação física dos prédios, eles viraram cortiços. Alguns deles hoje são hotéis de luxo e estão irreconhecíveis. Como os apartamentos oferecidos em troca - no mais das vezes em Alamar, próximo das praias - eram muito melhores que os cortiços em que viviam em Habana Vieja, a aceitação vinha fácil, como uma bênção. E tinha também o lance das microbrigadas, em que os futuros moradores participavam da construção de suas próprias casas. A esposa do Pedro Veitia, por exemplo, vive até hoje em Habana Vieja, na casa de sua mãe, que não pode receber o Pedro porque simplesmente não cabe mais um na casa. Para eles seria uma boa receber um apartamento só para os dois. E isso foi garantido para os que viviam nos cortiços de Habana Vieja.
3 O Plan Maestro é praticamente uma exigência da UNESCO para quem pretende ser patrimônio cultural da Humanidade, como é o caso de Habana Vieja. Tenho por necessário - e viável - a adoção de um Plano Diretor específico para o Centro Histórico de Belém, como já foi feito em São Luís - MA. E nesse ponto temos muito a aprender com a Oficina del Historiador de la Ciudad, daí a importância dessa incursão do Forum Landi em Habana Vieja. Espero seja o início de um proveitoso intercâmbio, pois se em Habana Vieja foi possível fazer, em Belém há de sê-lo também. E tudo tem de começar com um Plano, qualquer que seja o nome que se lhe dê.
Anônimo disse…
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485459459]cheap cialis[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485461507]cheap cipro[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485463555]cheap cleocin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485464579]cheap deltasone[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485464835]cheap indocin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465091]cheap lasix[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465347]cheap levitra[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465603]mobic dosage[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485465859]cheap nolvadex[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466115]propecia hair loss[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466371]cheap sumycin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466627]cheap synthroid[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485466883]cheap viagra[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485467139]cheap zithromax[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485467395]proscar side effects[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485467651]tamiflu avian flu[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468163]drug doxycycline[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468419]cheap diflucan[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468675]cheap topamax[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485468931]cheap albuterol[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485469443]buy albuterol[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485470211]cialis medication[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485470979]buy cipro[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485471491]buy cleocin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485472259]buy deltasone[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485472771]buy indocin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485473539]buy lasix[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485474051]buy levitra[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485475075]buy mobic[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485476099]buy nolvadex[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485477891]buy propecia[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485479171]buy sumycin[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485481219]buy synthroid[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485483779]buy viagra[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485485571]buy zithromax online[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485488643]buy proscar[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485491715]buy tamiflu[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485495555]buy doxycycline[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485499395]diflucan candida[/url]
[url=http://www.playlist.com/blog/entry/12485503235]buy topamax[/url]
Anônimo disse…
future ozzdl

[url=http://winoigraphi.blogspot.com]wine oil graphing[/url]
[url=http://himeacomput.blogspot.com]high meat computer[/url]
[url=http://bedsid-tabl-shor.blogspot.com]bedside table short[/url]
[url=http://huggie-chai-blac.blogspot.com]huggies chair black[/url]

last xhxan
Anônimo disse…
mostly voted rfm e

[url=http://sigopenm.blogspot.com]sigma opener mac[/url]
[url=http://informatilicann.blogspot.com]information lis canned[/url]
[url=http://blank-medias.blogspot.com/2009/11/cd-rw-blank-media-inexpensive-and-no.html]cd rw blank media[/url]
[url=http://conver-receiv-cano.blogspot.com]converse receiver canopy[/url]
[url=http://ve-je-g.blogspot.com]vera jeep gas[/url]

sites ysjtf
Anônimo disse…
I just want to know what makes the site work, and keep updated. I think that its really cool how it does. How does it integrate with the DS and how does it relay info back to the site for updating?

__________
[url=http://darmowetapety24.blogspot.com]Tapety[/url]
Anônimo disse…
Everytime I go to create certain domain accounts that I have in my new cpanel WHM account I get the following error message: "Account Creation Status: failed (Sorry, a DNS entry for fcifirealarm.com already exists, please delete it first (from all servers in the dns cluster) ) Sorry, a DNS entry for fcifirealarm.com already exists, please delete it first (from all servers in the dns cluster)" Can anyone tell me how to fix this? I had created this account a long time ago on another server with cpanel but I deleted everything and the server no longer even exists? Any suggestions as to how to correct this would be appreciated. Please use the simplest description as I am a novice. Thanks for any assistance!

_____________________
[url=http://make-money-on-surveys.blogspot.com/]Make money doing surveys[/url]
Anônimo disse…
Hey guys, I'm using this website called Lockerz. And they have a MacBook Pro for 1500 PTZ. So just wondering, if I get this, will I have a warranty on it for like the same time I would if I bought it from the Apple Store?

_____________
[url=http://e-articles24.com/what-happens-to-the-indianapolis-500-trophy-in-2034/]What happens to the indianapolis 500 trophy in 2034[/url]
Anônimo disse…
I wanted to make a CD for my mom with all her favorite songs and this is my first time burning a CD and thought if you burned a song to the CD you can also burn more songs but then my computer told me that need to put in a blank CD..so can i delete the songs and burn a whole new list of songs to it. HELP!!

_____________________
[url=http://make-money-on-surveys.blogspot.com/]Paid surveys[/url]
Anônimo disse…
don't want to buy something that will not work on computer , i have a dell 4100series and all i do is play games on it

__________
http://www.looksmartalterations.com.au/
Anônimo disse…
I have been selected in an organization for Oracle Business Intelligence. I want to know : will it be a good career? Will it provide good opportunities in future?

__________
http://cgi.www.hollandnumerics.co.uk/cgi-bin/www.hollandnumerics.co.uk/jobadvertisers_questions-post.cgi
Anônimo disse…
Preferably from AT&T. Not too expensive. And it needs to fit my HP Mini by Studio Tord Boontje. thanks :)

____________
[url=http://darmowetapety24.blogspot.com]Tapetki[/url]
Anônimo disse…
hotmail email directory
[url=http://www.viddler.com/explore/hotmail_sign_in]msn hotmail sign in
[/url] hotmail sign in
Anônimo disse…
hotmail problems
[url=http://www.viddler.com/explore/hotmail_sign_in]a really way to hack hotmail passwords
[/url] email search hotmail

Postagens mais visitadas