Quem Não Faz, Leva.

Nestes tempos metafóricos-futebolísticos, proponho mais uma metáfora.
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo vai implantar um Programa de Estudos Estratégicos sobre a Amazônia, conforme proposto pelo professor Virgílio Viana, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a ESALQ. Um detalhe nada desprezível: ele foi Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas.
É mais um gol que vai ser feito pelo time paulista porque o nosso não fez.
Seguem os objetivos do programa, que acabam de ser divulgados pelo Boletim do IEA.

Os objetivos do programa são:

• promover estudos e debates, visando à construção de abordagens transdisciplinares para o exame da complexidade das dimensões sociais, econômicas, ecológicas e culturais da região;

• subsidiar o processo de formulação e execução de políticas públicas nacionais e subnacionais;

• contribuir para o processo de construção e aprimoramento de processos, acordos e tratados internacionais que envolvam a região.

De acordo com o Viana, o programa deverá tornar o IEA um dos catalisadores do debate para a construção de um Projeto Nacional para a Amazônia: "Isto deve ser feito em articulação com instituições regionais e extra-regionais, trazendo o estado da arte do conhecimento científico e promovendo estudos e debates de natureza transdisciplinar".

Viana definiu a seguinte relação preliminar de temas estratégicos a serem tratados pelo programa:

• impactos socioambientais e econômicos das mudanças climáticas sobre a Amazônia e as estratégias mais apropriadas para o seu enfrentamento;

• estratégias para a redução das emissões de gases efeito estufa associadas ao desmatamento na Amazônia;

• valoração econômica dos serviços ambientais providos pelas florestas da Amazônia para o restante do Brasil e para o mundo;

• estratégias para aumentar a eficácia das unidades de conservação em relação à biodiversidade;

• estratégias para o fomento do uso sustentável da biodiversidade amazônica e a redução da pobreza;

• geopolítica e impactos socioambientais e econômicos de obras de infra-estrutura de escala nacional e regional;

• macroestratégia e pilares para a construção de um Projeto Nacional para a Amazônia e sua articulação com processos e instituições internacionais e multilaterais.

Com base nesses temas estratégicos, será elaborado um projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo programa, que promoverá simpósios e oficinas de trabalho e produzirá um livro sobre o desenvolvimento sustentável na Amazônia, além de outras publicações.

O programa contará com um grupo de estudos estratégicos para coordenar o processo de elaboração de pesquisas, estudos e debates e um comitê consultivo para subsidiar essas atividades.


Comentários

Postagens mais visitadas