Água na Boca

Esta é para dar água na boca.
Pena que o Instituto de Estudo Avançados da USP esteja a uns três mil quilômetros (e alguns milhares de reais) de distância.
Mas esta é uma conferência que valia a pena as nossas Universidades trazerem também para cá.
Aliás, bons tempos aqueles em que Ignacy Sachs dava aulas no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA da nossa Alma Mater, a UFPA.

CONFERÊNCIA
Ignacy Sachs analisa a transição
para a era das biocivilizações

     

"Estamos no início da saída gradual da era do petróleo. Essa mudança é motivada pela necessidade de mitigar as mudanças climáticas e facilitada pela eminência do pico do preço do petróleo." A afirmação é do economista e sociólogo Ignacy Sachs, professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França, e pesquisador visitante do IEA. No dia 10 de dezembro, às 10h, no IEA, Sachs tratará dessa questão na conferência "A Grande Transição — As Biocivilizações do Futuro".

Sachs considera esta a terceira grande transição na longa história da co-evolução da espécie humana com a biosfera, depois da revolução neolítica há 12 mil anos, marcada pela domesticação de vegetais e animas, e da era das energias fósseis, iniciada há três séculos.

"Convém buscar soluções simultâneas à ameaça de mudanças climáticas deletérias e possivelmente irreversíveis, ao avanço das desigualdades sociais e ao déficit crônico e grave de oportunidades de trabalho decente", alerta o economista.

Para que a humanidade tenha êxito na busca dessas soluções, "devemos examinar até onde podemos avançar na construção de biocivilizações modernas, baseadas na captação de energia solar pela fotossíntese e no uso múltiplo de biomassas como alimento humano, ração animal, adubo verde, bioenergias, materiais de construção, fármacos e cosméticos".

Segundo Sachs, as vantagens comparativas naturais dos países tropicais devem ser potencializadas pela pesquisa e pela organização social apropriada do processo produtivo: "A pesquisa deve explorar o trinômio biodiversidade—biomassas—biotecnologias, estas últimas aplicadas nas duas pontas do processo produtivo em busca de soluções intensivas em conhecimentos e mão-de-obra e poupadoras de recursos naturais e financeiros".

Em 2006/2007, Sachs coordenou o ciclo temático "Civilização da Biomassa"; os vídeos dos encontros
estão na seção "Biomassa" da Midiateca Online (www.iea.usp.br/iea/online/midiateca/biomassa).

A GRANDE TRANSIÇÃO — AS BIOCIVILIZAÇÕES DO FUTURO
Conferencia 
de Ignacy Sachs (IEA e Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, França)
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA (mapa)
Via web: transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo
Informações: com Inês Iwashita (ineshita@usp.br), telefone (11) 3091-1685

Comentários

Postagens mais visitadas