Mojito Chinês

Enquanto os Estados Unidos prosseguem com o anacrônico - e ineficaz para o fim pretendido -  bloqueio econômico contra Cuba, os espertos chineses estão fazendo mojito com o limão cubano.
Veja   como nesta notícia divulgada pelo portal Terra.
Não surpreenderá se os chineses aumentarem progressivamente sua influência no Caribe com tacadas certeiras como essa.
Vai ser dureza para os norteamericanos justificarem o bloqueio contra Cuba se não fazem o mesmo contra a China, de quem são dependentes.

Economia Internacional

China e Cuba assinam acordos de incentivo à cooperação

Cuba e China assinaram neste sábado, em Havana, um acordo para fomentar a cooperação econômica e técnica entre os dois países. A assinatura aconteceu durante a visita do chanceler chinês Yang Jiechi à ilha.
"A China vai continuar oferecendo ajuda a Cuba para seu desenvolvimento econômico e social na medida de suas possibilidades, e um exemplo disso é este convênio de cooperação", disse Yang, que ratificou o acordo junto com seu colega Bruno Rodríguez. "Também decidimos seguir intensificando nossos intercâmbios culturais", afirmou o chanceler chinês, sem dar mais detalhes do conteúdo do acordo.
Yang, que chegou na sexta-feira à ilha, ressaltou que o "propósito" de sua visita, a primeira que faz a Cuba como chanceler, é "fomentar ainda mais" a cooperação bilateral. Rodríguez lembrou que a viagem de Yang ocorre durante o aniversário de 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, que mantêm laços "históricos".
A China é o segundo sócio comercial de Cuba, atrás da Venezuela, embora suas trocas comerciais tenham caído 31,5% em 2009, registrando US$ 1,546 bilhão. Os chineses vendem para Cuba alimentos, eletrodomésticos, equipamentos médicos, automóveis, caminhões, máquinas de engenharia e agrícolas, e importam níquel e medicamentos.
Link: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201007311722_AFP_79187118

Comentários

Postagens mais visitadas