Democracia, Trabalho e Desenvolvimento Humano.
Acredito na democracia como valor universal.
Reconheço que a centralidade do trabalho como categoria de análise é - cada vez mais - compartilhada com outras - meio ambiente, consumo - que melhor explicam o mundo e a sociedade contemporânea.
Encontro no desenvolvimento humano o conceito básico, essencial e irrenunciável de quem busca permanentemente utopias realizáveis. A criação - e aceitação quase universal - de um índice para medir o desenvolvimento humano, nos permite estabelecer consensos e convergências, para além - e acima - dos necessários dissensos e divergências.
Embora óbvios os nexos entre esses três temas - democracia, trabalho e desenvolvimento humano - nem sempre o óbvio é aparente, perceptível a primeira vista. Por isso convém explicitá-lo. E debatê-lo.
Incomodado com o baixo desempenho do Brasil e, particularmente, do Estado do Pará, no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, adotei como missão pessoal contribuir para melhorá-lo. Uma vida longa e saudável, o acesso ao conhecimento e um padrão de vida digno é o que quero para mim, para todas e para todos.
Parte dessa missão cumpro profissionalmente, como magistrado do trabalho, em atividade na Amazônia Oriental. Outra parte fica por conta de interação em rede de relacionamentos (network), pacientemente construída ao longo dos anos, na sociedade civil e na sociedade política.
Este blog pretende ser apenas uma contribuição adicional para a democracia e para o desenvolvimento humano. As contribuições dos internautas serão bem recebidas e previamente agradecidas.

Comentários

Unknown disse…
Assino embaixo deste manifesto inicial do blog, caríssimo magistrado.E louvo, respeitosamente, sua iniciativa em conviver, ao lado das prerrogativas da toga, a nova missão,destacando que a condição de cidadão é sempre maior,mais perene e profícua que qualquer outra.
E dessa condição, José Maria Quadros de Alencar nunca abdicou.
Grande abraço, longa vida ao blog e muito sucesso.
Anônimo disse…
Alencar.
Parabéns pelo blog.
Você, mesmo na magistratura, continua com o mesmo discernimento de quando atuava como advogado trabalhista, a quem devo, em parte, minha reintegração à Funtelpa, em 1991.
Abraços,
Miguel Oliveira
CHICO CAVALCANTE disse…
Alencar, faço minhas as palavras do Juvêncio. Parabéns pela iniciativa, pelo conteúdo e pelos links. Vida longa ao Blog do Alencar!
Anônimo disse…
Vasculharei seu blog todos os dias!
Gostos de suas posições no TRT8, sempre além do direito posto.
Meu camarada Alencar, folgo em vê-lo aqui. De Bragança para o mundo, tenho sempre a oportunidade de dizer que tenho um amigo comunista.
Aquele abraço.
Citadino Kane disse…
Alencar,
É uma surpresa agradável o teu blog. Estive passando o ano novo na Fazenda Vitória perto de Bragança, vi a tua foto com a Araceli, e quando estive em Bragança encontrei o nosso amigo Euton Benedito com uma flâmula de Cuba em seu bólido brilhante...
Mas deixemos as amenidades de lado, o que vale dizer agora é que a blogosfera está enriquecida com a tua participação, irei repetir o que o Juca e todos já bradaram: vida longa ao blog do Alencar!!!
Abraços companheiro e lembrança a nossa amiga Araceli.
Pedro
JOSE MARIA disse…
Obrigado, amigos. Acho que não mereço tanto. Mas agora estou obrigado a fazer força para corresponder às expectativas iniciais.
Anônimo disse…
Alencar, sei que você é a pessoa que estará no meu "Favoritos", afinal não é todo hora que podemos ler e discutir com o cidadão José Maria Quadros de Alencar.
Vida longa ao Blog do Alencar.
Anônimo disse…
Caro Alencar,

Feliz e salutar iniciativa. A democracia agradece.
Aproveito para te convidar a visitar no nosso blog.

http://megablogs.net/10vtbelem/
Anônimo disse…
Embora não fazendo parte do rol de conhecidos do Magistrado Alencar, posso, como acompanhante assíduo do que acontece no Pará, registrar que sempre ouvi relatos extremamente positivos, antes como advogado brilhante e depois como juiz do trabalho.
É muito bom que ele tenha decidido criar seu blog, pois será mais uma opinião pensante positiva para servir a todos.
Já está nos meus Favoritos.
JOSE MARIA disse…
Meus caros Juvêncio Arruda, Miguel Oliveira, Chiquinho, Lauande, Pedro Nelito, Newton Pereira, Carlos Zahlouth e Marcelo Medeiros.


Obrigado pela acolhida e pelos bons augúrios.

Espero retribuir.
Anônimo disse…
Sim, provavelmente por isso e

Postagens mais visitadas