De Belorado, a de Alfonso el Batallador

Estamos em Belorado, uma vila medieval que foi repovoada por Alfonso el Batallador em 1116. Isso mesmo, 1116. Quase quatrocentos anos antes da chegada de Cabral ao Brasil.
O albergue é privado mas se mantém com donativos e trabalho voluntário. O hospitaleiro é Nicolas Rueda, que já fez o Caminho do Sol, no Brasil. Vi as fotos.
Caminhamos 22 quilômetros hoje, subindo um pouco, entre campos cultivados. Um ou outro trator arava, semeava ou lançava defensivos.
A cidadezinha está parada para la siesta, que ninguém é de ferro. Funcionando mesmo só o albergue e os restaurantes que ficam abertos esperando os peregrinos.
Encontramos as patotas que já se formaram. Um simpático bando de coreanos. Franceses que dominam a cozinha dos albergues.
Acaba de chegar um brasileiro estropiado, que fez hoje o percurso que fizemos em dois dias (saiu de Nájera cinco da manha). Vem de Lourdes e está sofrendo muito. Mas vai melhorar.
Passamos hoje por Granon, Redecilla del Camino, Castildelgado, Viloria de Rioja e Villamayor del Rio. Depois de Granon entramos em Castilla y León, por onde caminharemos uns quatro dias.
É primavera mas a Serra da Demanda está coberta de neve. Saimos com mais ou menos cinco graus e hoje deve ter chegado a no máximo 16 ou 17 graus. Sem vento.
Amanha seguimos para San Juan de Ortega.
Vai ser dureza. Mas chegaremos, desfrutando de uma paisagem que até agora nao decepcionou. E olha que a primavera demora a chegar neste ano.

Comentários

nildamaria disse…
Foi ótimo ter encontrado este blog:dia 22 sigo para fazer o caminho.Fale mais do q seus olhos estão vendo e de suas impressões.Estou muito interessada...nildamaria

Postagens mais visitadas