Greve na Vale

Calma, gente.
É na Vale Inco, no Canadá.
Segue notícia completa (também divulgada pelo portal Gestão Sindical).


Presidente da CUT e membros da Rede Vale Brasil participam de protesto no Canadá

A manifestação dos trabalhadores da Vale Inco no Canadá, realizada no último sábado 19 de setembro em um estádio de hóquei em Sudbury, contou com o apoio e participação de Artur Henrique da Silva Santos, presidente da CUT, e dos membros da Rede Vale Brasil e trabalhadores da empresa no Brasil, Eduardo Pinto e Jorge Luiz Campos.



Em greve desde 13 de julho de 2009, os trabalhadores da multinacional brasileira no Canadá organizaram, em conjunto com o sindicato norte-americano USW – United SteelWorkers, um grande ato de protesto no Sudbury Community Arena. O ato contou com a presença de mais de 2 mil pessoas da comunidade local e lideranças sindicais do mundo todo, a exemplo de Sharan Burrow, presidente da CSI e da central australiana ACTU, Manfred Warda, secretário geral da ICEM, Jyrki Raina, secretário geral da FITIM, Ken Georgetti, presidente da central canadense CLC, Leo Gerard, presidente do USW e John Sweeney, ex-presidente da central estadunidense AFL-CIO, entre outros.



Após meses de negociação entre a filial canadense da Vale e os(as) companheiros(as) daquele país, a empresa recusou-se a renovar cláusulas relativas ao modelo de fundo de aposentadoria e retirou outros benefícios que constavam dos acordos há mais de 20 anos, incluindo o bônus níquel. Por este motivo o acordo não pode ser aprovado e os(as) trabalhadores(as) entraram em greve no dia 13 de julho por tempo indeterminado. Os três locais paralisados são Sudbury, Port Colborne e Voise’s Bay, no Canadá, que juntos abrangem quase de 4.000 trabalhadores(as).



“Sou apenas um voto entre os 11 diretores do conselho e os outros 10 estão apenas preocupados com os retornos dos investimentos”, reiterou Eduardo Pinto, representante dos trabalhadores da Vale no Conselho de Administração da empresa e membro da rede sindical. Pinto também mencionou ter debatido o problema das negociações com os canadenses durante reunião do conselho, mas disse que os outros diretores não deram importância para o fato.


Confira no vídeo disponível no link abaixo o discurso do presidente da CUT, Artur Henrique da Silva Santos, durante visita a uma das áreas de piquete em Sudbury: http://www.youtube.com/watch?v=FT5kOyhsZzM





Fonte: CUTMulti

Autor: Assessoria de Comunicação

Data: 4/10/2009

Comentários

Postagens mais visitadas