Temporários

Esta decisão do Supremo Tribunal Federal coloca mais uma pá de cal - última ou penúltima? - na fraude do servidor temporário que de temporário não tem nada. A esperteza agora era do Estado do Espírito Santo. Não colou.
A fraude da hora é o falso trabalho voluntário (ver post de ontem).
Se as Câmaras Municipais, o Ministério Público, os Tribunais de Contas e o Poder Judiciário não cortarem esse novo mal pela raiz, logo haverá uma infestação de falso trabalho voluntário em substituição ao falso servidor temporário.

ADI N. 3.430-ES
RELATOR: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI
EMENTA: CONSTITUCIONAL. LEI ESTADUAL CAPIXABA QUE DISCIPLINOU A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE SERVIDORES PÚBLICOS DA ÁREA DE SAÚDE. POSSÍVEL EXCEÇÃO PREVISTA NO INCISO IX DO ART. 37 DA LEI MAIOR. INCONSTITUCIONALIDADE. ADI JULGADA PROCEDENTE.
I – A contratação temporária de servidores sem concurso público é exceção, e não regra na Administração Pública, e há de ser regulamentada por lei do ente federativo que assim disponha.
II – Para que se efetue a contratação temporária, é necessário que não apenas seja estipulado o prazo de contratação em lei, mas, principalmente, que o serviço a ser prestado revista-se do caráter da temporariedade.
III – O serviço público de saúde é essencial, jamais pode-se caracterizar como temporário, razão pela qual não assiste razão à Administração estadual capixaba ao contratar temporariamente servidores para exercer tais funções.
IV – Prazo de contratação prorrogado por nova lei complementar: inconstitucionalidade.
V – É pacífica a jurisprudência desta Corte no sentido de não permitir contratação temporária de servidores para a execução de serviços meramente burocráticos. Ausência de relevância e interesse social nesses casos.
VI – Ação que se julga procedente.
Fonte: Informativo STF 564.

Comentários

Postagens mais visitadas