Novo satélite da DigitalGlobe deixará Google Earth mais preciso

Aqui vai uma boa notícia para os adoradores do Google Earth.

A DigitalGlobe, fornecedora de imagens para o programa de imagens da Terra Google Earth, anunciou que lançará um satélite de alta resolução para aumentar a precisão de suas fotos e melhorar seu arquivo.

O novo aparelho, chamado de WorldView I, deve ser lançado na terça-feira.

Junto com o atual satélite da companhia, o Quickbird, a empresa poderá oferecer resolução de meio metro e será capaz de coletar mais de 600 mil quilômetros quadrados de imagens por dia. Atualmente a empresa consegue recolher esse volume durante uma semana apenas, disse a presidente-executiva, Jill Smith, à Reuters.

Smith informou que o lançamento será transmitido pela internet no site www.boeing.com/defense-space/space/bls/missions/worldview-1/, e que a empresa planeja mandar para o espaço um segundo satélite WorldView no final de 2008.

Assim que o terceiro satélite for lançado, a DigitalGlobe afirma que poderá recolher mais de 1 milhão de quilômetros quadrados de imagens de alta resolução por dia.

Smith afirmou que o WorldView I permitirá que novas imagens sejam inseridas nos arquivos da empresa mais rapidamente. A companhia atualmente detém o maior arquivo comercial de fotos de satélite do mundo. O sistema contém mais de 300 milhões de quilômetros quadrados de imagens de satélite e aéreas.

A DigitalGlobe construiu o satélite com apoio de 500 milhões de dólares fornecidos pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial do Pentágono. Apesar disso, a companhia informou que poderá vender as imagens comercialmente desde que a resolução não seja maior que meio metro.

A rival GeoEye também deve lançar um novo satélite de alta resolução este ano.

Fonte: Reuters
17/09/2007

Comentários

Denis Conrado disse…
Alencar, agradeço tal informação!! Junto ao meu trabalho, utilizo muito tal ferramenta, espero realmente melhorar a nossa vida!! Você sabe onde posso comprar imagens do Quickboard aqui no Brasil? Obrigado e sucesso!

Postagens mais visitadas