Um Salto para o Futuro

É com muito gosto - e com a devida autorização - que divulgo artigo do Professor Erick Pedreira,  Prorreitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Pará - UFPA, publicado originalmente no jornal Beira Rio, da UFPA.


UM SALTO PARA O FUTURO




ERICK NELO PEDREIRA

Pró reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional – PROPLAN

erickpedreira@ufpa.br






Pensar em um modelo de educação pública superior para a Amazônia deve   necessariamente apontar na direção de uma universidade de vanguarda, “antenada” no seu tempo, capaz de se reiventar dia após dia, fundamentada em valores que estejam voltados a formar “seres pensantes” com capacidade crítica, capazes de questionar e responder as mais diversas demandas sociais, onde os valores de justiça social, de  igualdade e de mérito devem ser sempre perseguidos. Esta deve ser nossa missão.

Com uma comunidade constituida por cerca de 45  mil pessoas a UFPA representa, hoje, a maior e mais importante instituição de ensino e pesquisa do trópico úmido, respondendo por grande parte do saber produzido na Amazônia; sendo sua “gente” seu maior patrimônio. Nesses mais de meio século de história muitos avanços foram concretamente desenhados: o campus pioneiro do guamá, o processo  de interiorização, os hospitais universitários, a expansão quantitativa e qualitativa dos cursos de graduação e pós-graduação, o fortalecimento da escola de aplicação, a abertura de cursos técnicos, o processo de educação a distância, dentre muitas outras.

Ao longo dos últimos anos conseguimos atrair mais estudantes, aumentar os índices de sucesso no ensino de graduação e pós-graduação, além de um crescente  aumento no indíce de qualificação do corpo docente, sem falar em centenas de  contratações de docentes, e técnicos administrativos possível por meio do Programa  de Reestruturação da Universidades Federais – REUNI, desta maneira fortalecendo as  atividades de ensino, de pesquisa e extensão no âmbito da UFPA.

É hora de pensarmos no futuro, sem esquecermos as lições do passado e o  momento presente; onde os modelos de planejamento e desenvolvimento das ações institucionais sejam cultuados, para que constantemente tenhamos resposta para as  célebres perguntas: que universidade queremos?; quais caminhos a UFPA trilhará a  médio e longo prazo? Sob pena de estarmos alimentando a cultura do improviso,”do pra ontem” tão nefasta para a administração pública.

É certo que um longo caminho há de ser percorrido; urge investirmos em  modernos sistemas de tecnologia de informação, na qualificação permanente de nosso  quadro docente e técnico-administrativo, na otimização de nossos fluxos internos, no  estabelecimento de competências, em modelos de avaliação institucional que possam ter  ressônancia na comunidade acadêmica, em melhora na condição de infra-estrutura, na  expansão da UFPA alicerçada em um prévio planejamento orçamentário e de pessoal,  no fortalecimento constante de nossos conselhos – mudanças que com o esforço dos  seus atores, sinalizarão modernos e promissores tempos à Universidade Federal do Pará.

Bate a porta um grande desafio para todos nós – a reconstrução do PDI da UFPA  para o período de 2011 a 2015, tempo de reflexão, de contribuição, de análise crítica dos  mais variados aspectos da vida universitária, gerando idéias concretas para a construção  de uma universidade do futuro - a frente do seu tempo.

Após um processo de discussão optou-se por utilizar uma metodologia capaz de  apontar indicadores e metas de ações previstas nos mais diferentes setores da academia,  propiciando uma real e interessante mensuração dos resultados, propiciando deste forma uma eficiência na execução das tarefas institucionais; redefinindo desta maneira sua real missão, visão e valores como instituição de ensino superior em sintonia com o desenvolvimento da Amazônia.

As organizações universitárias, dada sua complexidade, exigem sempre dos  seus gestores criatividade na formulação de modelos e abordagens gerenciais que  lhes permitam atuar em um contexto complexo caracterizado por objetivos difusos,  tecnologia múltipla, liberdade acadêmica, natureza qualitativa do trabalho e grande sensibilidade a fatores ambientais, se formos capazes de compreender isto, estaremos   conduzindo de fato a UFPA para um salto ao futuro!

Comentários

Postagens mais visitadas