A Democracia Fez Bem para a Espanha

Demorei nove dias para fazer este comentário, para que nao tivesse dúvidas: a democracia fez - e faz - bem para a Espanha. E a Uniao Européia também.
Fazia tempo que nao vinha aqui. Quase vinte anos atrás ainda se encontrava um ou outro saudosista de Franco. Talvez ainda tenha. Os donos de tabacarias mais antigos, por exemplo, que recebiam esse monopólio comercial como paga de sua fidelidade ao franquismo.
Aqui e acolá se encontram consignas republicanas, mas nao necessariamente franquistas. E muito menos contra o Rei Juan Carlos ou a Rainha Sofia, duas figuras respeitadas e até mesmo amadas pela maioria dos espanhóis. Eles se esforçam. Estou em um albergue da Confradia de Santo Domingo, em Santo Domingo de La Calzada. O dormitório - com camas individuais separadas por baias - foi visitado pela Rainha em 1993. Provam-no a inevitável fotografia.
A democracia ajudou a vencer o desemprego e fazer a prosperidade desta Espanha turística, agrícola e industrial.
O Caminho de Santiago ajuda, mais uma vez. É Patrimônio Cultural.
A Uniao Européia dele se apropria e faz bom uso, unindo mais uma vez a Europa e reafirmando sua diferença em um mundo globalizado.
No Caminho encontramos de tudo. Brasileiros, norteamericanos, espanhóis, ingleses, holandeses, alemaes, italianos, franceses e - sim senhor - chineses, coreanos e japoneses. Com câmeras e tudo mais, documentando tudo.
Nesta Espanha que trabalha e descansa - a siesta é rigorosamente respeitada e os feriados devidamente emendados por dias puentes - uma classe média afluente compra apartamentos de finais de semana por 240 mil euros. Com direito à Golf Club por perto.
Mesmo quando se ingressa nas cidades pela parte pobre, nao há habitaçoes subnormais. As cidades grandes nao passam de duzentos mil habitantes e sao muito mais equilibradas que as nossas. Os centros históricos estao sendo preservados e revitalizados. O entorno moderno dialoga com esses centros históricos, muitas vezes cidades amuralhadas do primeiro milênio de nossa Era Crista.
Em suma, nove dias de caminhada depois, posso afirmar que a democracia e a Uniao Européia fizeram - e continuam fazendo - bem para a Espanha.

Comentários

Postagens mais visitadas