Pinotti viu a uva

Em 1994, quando já caminhava para o final da vida - bem vivida - Ronaldo Bôscoli foi hospitalizado. Travava a batalha final contra o câncer, que tirou-lhe a vida mas não o bom humor.
Nos últimos dias recebia soro na veia de um dos braços e sangue na veia do outro braço.
Seu parceiro - de Mistura Fina - Miéle foi visitá-lo no hospital.
Bôscoli recebeu-o com toda a carioquice do mundo, mostrando os braços e perguntando:
- Branco ou tinto?
Ele era do tipo que perdia o amigo mas não perdia a piada. Podia perder a vida, mas não a alegria de viver.
Mário Pinotti era um paulista de Brotas, da turma de Adhemar de Barros - o pai - médico sanitarista que foi Ministro da Saúde de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubtischek. Por ter criado um método de combate à malária - o Método Pinnoti - foi indicado para o Nobel de Medicina.
Se bem me recordo, foi dele a idéia de adicionar iodo no sal para combater o bócio. No começo foi duro de aguentar, pois o gosto era horrível. Acho que só de vingança os fabricantes de sal colocavam o nome de Mário Pinotti nos sacos, dizendo que o sal era iodado por ordem dele. Depois melhorou o gosto e hoje todo sal é iodado e ninguém nota. E graças a essa providência simples e barata o bócio foi praticamente erradicado.
Por essas e por outras Mário Pinotti é homenageado em muitas cidades. Seu nome está em praças, ruas, escolas e hospitais. Em Belém a homenagem foi feita no Pronto Socorro Municipal, o PSM velho de guerra, que leva o seu nome. Bom, pelo menos levava até bem pouco tempo atrás, quando qualquer zébedeu sabia escrever corretamente o nome do homenageado.
Agora estão reformando o Pronto Socorro e, ao que parece, resolveram trocar de nome ou fazer piada com o sanitarista. Quem passar na frente desse hospital vai encontrar uma imensa placa informando que está sendo feita a reforma do Pronto Socorro Mário Pinot. Isso mesmo, Pinot.
É caso de perguntar ao marqueteiro da Prefeitura:
Pinot Noir ou Blanc?

Comentários

Anônimo disse…
Gris, meu amigo. Pinot Gris, como fica nosso coração. Cinza, andando por esta Belém sem pai, mãe ou padrasto.
Abração.
JOSE MARIA disse…
E lenço?
E documento?
Abraços, amiga Bia.

Postagens mais visitadas