Homenagem ao Ministro Ríder Brito.

O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região prestou hoje de manhã uma bela homenagem ao Ministro Ríder Brito, que está deixando a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e, logo em seguida, a vida pública, para uma merecida aposentadoria.
O Ministro Ríder Brito cumpriu uma trajetória admirável no serviço público. Ingressou ainda jovem no Tribunal Regional, quando ainda estudava no Paes de Carvalho (e não tinha decidido se faria Direito). Foi servidor exemplar, chegando ao topo da carreira em dez anos, quando largou a Diretoria da Secretaria Geral do Tribunal para ser Juiz do Trabalho Substituto (perdendo dinheiro). Assumiu e no mesmo dia foi promovido para Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Santarém, de onde só saiu para assumir a Presidência da Quarta Junta de Belém, onde notabilizou-se pela celeridade e lhaneza no trato com partes e advogados. Depois foi promovido para o Tribunal Regional e treze anos atrás chegou ao Tribunal Superior do Trabalho, no qual foi Corregedor-Geral, Vice-Presidente e Presidente. É uma trajetória exemplar, admirável e única. Dificilmente outro servidor ou juiz de carreira cumprirá trajetória semelhante.
Também excelente foi a verdadeira aula magna que ele deu ao agradecer a homenagem, contando sua história e a história da Justiça do Trabalho - vidas paralelas - mas, sobretudo, dando lições de vida e exemplo para magistrados e servidores.
Reiteramos nossas homenagens ao Ministro Ríder Brito, que aprendi a respeitar e admirar desde que, jovem advogado, passei a conviver com ele no dia-a-dia forense.

Comentários

Postagens mais visitadas