Tribunal de Contas da União faz bem feito

Recebi do sempre gentil Octavio Pessoa, da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União - TCU, um exemplar impresso e a versão eletrônica da Síntese do Relatório e Pareceres Prévios sobre as Contas do Governo da República, exercício de 2006. O Ministro Relator foi Ubiratan Aguiar.
A publicação é uma versão simplificada do relatório coordenado pela Secretaria de Macroavaliação Governamental, e submetido à apreciação do Plenário da Corte de Contas com o objetivo de tornar mais acessíveis ao cidadão as conclusões do Tribunal quanto aos diversos aspectos da gestão governamental em 2006.
A excelência da forma e do conteúdo da Síntese revelam algo que já vinha sendo percebido pelos que acompanham, por dever de ofício ou simples curiosidade cívica, a trajetória recente do TCU: a nossa mais alta Corte de Contas está cada vez melhor.
Para começar, o TCU proclama e assume que é sua missão assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Não é tarefa pequena. Nem fácil.
Depois, uma leitura da Síntese do Relatório deixa claro que o TCU faz bem feito. Olhando bem, é um convite para a participação cidadã no controle do governo. Confira você mesmo dando uma olhada no Relatório aqui.
É de se esperar que esse bom exemplo frutifique. Sobretudo nas demais cortes de conta.

Comentários

Postagens mais visitadas