FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DO PARÁ

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DO PARÁ

“O Sagrado na Música"

PEDREIRA’S QUARTET

O grupo é um quarteto de cordas clássico, um dos grupos de câmara com mais destaque na música erudita, formado por quatro instrumentos da familia das cordas friccionadas composto por dois violinos, uma viola e umvioloncelo. Formado por alunos, ex-alunos, professores com um vasto curriculo e ligados ao Conservatorio e a Fundação Carlos Gomes, o quarteto se apresenta regurlamente em espaços como Igreja Santo Alexandre, Capela de São José Liberto, Paróquia São Pedro e São Paulo, Sala Etore Bósio, Museu de Arte do Estado, agraciando a população em geral e a classe musical ( profissionais e estudantes de música ), tornado possivel a todos conhecer a realidade cultural da cidade, o repertório para essa formação e formações que envolvam quarteto, e conhecer as músicas executadas por meio de uma palestra exemplificada, onde a história, o contexto, os compositores, são abordados. O recital proposto contém o “Segundo Quarteto” de Félix Mendelssohn, que aborda um quarteto do periodo romantico com a formação tradicional; uma peça do compositor espanhol Joaquin Turina entitulada “La oracion del torero” onde o tema do festival sobre o sagrado é contemplado com a descrição musical e expressiva do momento em que os toureiros rogam a Deus proteção antes de enfrentar o perigo de morte antes das touradas; e para que a música brasileira também seja homenageada a peça “Petit Gateau e Bolo de Macaxeira” do compositor Kalie Fares Akel é executada, nela a cultura européia é modificada por elementos paraenses. O concerto dura aproximadamente 50 (cinquenta) minutos.

Esse projeto foi inscrito no Festival com a finalidade de operacionalizar concertos educativos, promovendo intercambio e difusão da cultura paraense e brasileira na linguagem musical, no âmbito regional, nacional e internacional. A proposta do grupo é levar a música erudita ao público em geral, tornando a acessibilidade um fator de participação popular, democratizando a música erudita.

O PEDREIRA’S QUARTET é formado por Akel Fares Akel (1° Violino), Kalie Fares Akel (2° Violino), Rodrigo Santana (Viola), Arthur Alves (Violoncelo).

Serviço:

DIA: 10/06 (quinta feira)

HORA: 16h

LOCAL: Museu de Arte do Para

ENTRADA FRANCA


Fonte: Akel Fares Akel


Comentários

Conheço de perto o Pedreira's Quartet. São ótimos músicos e motivo de orgulho parauara.
JOSE MARIA disse…
Caríssima,

Obrigado pela leitura e comentário.
Por adição: a Fundação Carlos Gomes, sem muitos recursos e nenhum estardalhaço, conseguiu, ao longo dos últimos quinze ou vinte anos, independentemente dos governos que vão passando, se tornar uma matriz de talentos.

Postagens mais visitadas