Hormônio do Amor nas Redes Sociais

Quem diria!
Até o hormônio do amor subiu nas redes sociais.
Veja como e porque no artigo abaixo, que acaba de ser divulgado pela HSM:


Post-its de domingo: redes sociais, necessidades humanas e a oportunidade de inovar

Experimentos indicam que se relacionar por meio de redes sociais online tende a fazer com que o corpo produza mais de oxitocina, produzido todo os dias pelo corpo humano e genericamente conhecido como o “hormônio do amor”.
Com aparelho de ressonância magnética e exames laboratoriais, o neuroeconomista Paul Zak fez três experimentos na Universidade de Claremont, na Califórnia, descritos com mais detalhe aqui. Vou resumir o segundo, que mostra como a oxitocina torna as pessoas mais amorosas, e o terceiro, que responde à pergunta “Participar de redes sociais aumenta o nível de oxitocina das pessoas?”
  • No segundo experimento, o jornalista Adam Penenberg, da revista Fast Company, reuniu-se em uma sala com uma dúzia de estudantes universitários e, enquanto alguns inalaram oxitocina, outros inalaram um placebo. Depois de uma hora (tempo que leva para fazer efeito), eles foram expostos a uma série de vídeos de utilidade pública, sobre os perigos de dirigir drogado/alcoolizado, o devastador aquecimento global etc. Em seguida, convidaram-nos a fazer doações, em dinheiro, para o patrocinador dos vídeos. O grupo que tomou oxitocina de verdade, Adam incluído, doou 48% a mais de dinheiro que o grupo placebo. Mais generosidade, mais amor para dar.
  • No terceiro experimento, Adam ficou tuitando por dez minutos (trocou ideias com seguidores sobre uso de GPS no carro) e seu sangue foi colhido no início e no final desse tempo. Seu nível de oxitocina subiu 13,2%, o mesmo aumento verificado em outro experimento do Paul Zak com um noivo prestes a casar. E seus hormônios do estresse, cortisol e ACTH, reduziram-se (respectivamente 10,8% e 14,9%).
A conclusão do Paul Zak (e de outros estudos na mesma linha) foi a de que, ao aumentar os hormônios “certos” e reduzir os “errados”, as redes sociais online fazem bem à saúde. Registre-se, contudo, que qualquer rede social offline (um encontro com amigos à mesa de um bar) gera o mesmo efeito.
Vocês conseguem perceber a oportunidade de inovação que as redes sociais representam ao atender à necessidade de mais amor e menos estresse que existe hoje na sociedade?

Comentários

Postagens mais visitadas