Sadia Registrou a Marca Tucupi
É isso aí.
A Sadia, assim como quem não quer nada querendo tudo, registrou a marca Tucupi.
A Sadia, assim como quem não quer nada querendo tudo, registrou a marca Tucupi.
Quando os japoneses registraram a marca Cupuaçu foi feito um escarcéu e, pelo que se divulgou a época, eles recuaram.
Agora é uma multinacional brasileira que faz a mesma coisa com o tucupi nosso de cada dia (para nós, paraenses, tucupi é tão sagrado quanto o pão do Pai-Nosso).
Mas isso tudo só acontece porque nós não valorizamos nosso patrimônio imaterial e nossos produtores não ligam muito para essas coisas (e não são nem um pouco organizados, diferentemente dos produtores europeus).
Como nós não ligamos, tem quem ligue.
No caso a Sadia ligou.
Ah, sim.
Outra empresa tentou registrar a marca Tapioca. Pelo que entendi da consulta feita ao INPI por pessoa amiga, esse pedido foi indeferido. Mas no Exterior a marca Tapioca está registrada pela Royal (a do fermento), como já mostrei aqui em outro post.
Logo logo a Sadia vai querer impedir o uso da marca pelas concorrentes ou cobrar royalties.
Te cuida, Elaine!
Te cuida, Eliete!
Comentários
Abs.
procurei no INPI, no USPTO e no OHIM (escritórios oficiais de registro de marcas nos EUA e na Europa) e não encontrei nenhum registro do tucupi, ainda que a Sadia tenha, sim, tentado registrá-lo em 1988 no INPI (como o comentarista acima já disse).
Obrigado pela leitura e pelos comentários.
Publico, aqui e em post, o desmentido da Sadia.
Da Assessoria de Imprensa da Sadia
Oi, Nassif, tudo bem?
Vimos a sua nota "Tucupi agora é da Sadia" e estranhos muito, pois a Sadia não é detentora dessa marca. Realmente a Sadia solicitou o pedido de registro em 1988 junto ao INPI, mas tal pedido foi indeferido e arquivado em 1989. Desta forma, a Sadia não é detentora desta marca. Você pode publicar uma errata?