Inovação Quæ Sera Tamen

Agora vai.
Todos unidos pela inovação.
Pelo menos é o que se espera a partir desta notícia divulgada pela CNI.





Empresas terão canal único no governo para negociar projetos de inovação

São Paulo – As empresas brasileiras terão em breve um canal único no governo para negociar e articular projetos de inovação. Trata-se da Sala de Inovação, que reunirá representantes de quatro ministérios: Fazenda, Ciência e Tecnologia, Educação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 22 de outubro,  pelo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Rebelo Fernandes, no lançamento do núcleo de inovação de São Paulo e do comitê de líderes empresariais, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).



“A Sala facilitará a interlocução do governo com o setor privado na questão da inovação”, explicou o diretor de Operações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi.  Segundo ele, a criação de um canal único de diálogo com o governo sobre inovação foi uma conquista da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento coordenado pela CNI com o objetivo de duplicar o número de empresas inovadoras em quatro anos. Atualmente, cerca de 30 mil empresas investem em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou processos. 



Lucchesi explicou que, com a criação da Sala, os empresários não precisarão mais percorrer vários organismos públicos para encaminhar  pedidos de financiamento, subvenção e incentivos fiscais envolvidos nos projetos de inovação. Todos os pedidos e negociações serão feitos na Sala de Inovação, evitando-se superposições e encurtando-se prazos. “Foi um avanço na agenda proposta pela MEI”, destacou o diretor de Operações da CNI. 



O presidente da Finep informou que os detalhes do funcionamento do novo canal estarão em portaria que deve ser publicada na próxima semana. A idéia, adiantou Fernandes, é de que os representantes dos quatro ministérios se reúnam a cada 90 dias para avaliar as propostas encaminhadas pelas empresas.



No evento na FIESP, que reuniu cerca de 200 líderes empresariais paulistas, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, enfatizou que a inovação será a alavanca do novo ciclo de desenvolvimento do país. “A inovação deve ser o eixo das políticas públicas”, disse Coutinho.



Explicou que os ganhos de eficiência e produtividade trazidos por novos procedimentos de gestão, pelo aperfeiçoamento de produtos ou pelo resultado de avançadas pesquisas, são decisivos para a competitividade brasileira e maior inserção do Brasil no comércio exterior. “A inovação não é uma opção. Ou o Brasil inova ou não conseguirá se desenvolver”, afirmou Coutinho.



O presidente do BNDES previu que os investimentos no país deverão crescer cerca de 10% nos próximos anos e, por isso, é o momento do Brasil se preparar para uma nova etapa da política industrial, que privilegie a inovação. Coutinho elogiou a iniciativa da CNI de eleger a inovação como uma das principais metas da agenda empresarial brasileira.


O comitê de líderes empresariais e o  núcleo de inovação instalados em São Paulo foram organizados pela MEI. O núcleo funcionará a partir de ação articulada da CNI, FIESP, Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Além de São Paulo, já estão em funcionamento comitês empresariais e núcleos de inovação no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo. A meta da CNI e da MEI é instalar comitês empresariais e núcleos de inovação em todos os estados e no Distrito Federal. 




Fonte: CNI

Comentários

Postagens mais visitadas