Concentração versus Federação

Ciro Gomes bate o bumbo e reclama da concentração de poder econômico e político em São Paulo, em entrevista ao Jornal Zero Hora, edição do dia 8 de outubro.

Disse ele:

- Acho que um dos males do Brasil é a hiperconcentração de informação, poder e riqueza em uma única fração da elite brasileira em São Paulo. É muito dinheiro, muito poder político, tudo junto em um lugar só, e isso é ruim para o Brasil. Foi feito um esforço de desmoralização da política do Rio Grande do Sul, foi feito um esforço de pulverização da política de Minas Gerais.

Essa concentração não faz bem nem para São Paulo, principalmente para os viventes - e passantes - pobres e remediados de sua Capital, que em certos dias e lugares mais parece uma sucursal do Inferno.

Mas o mal maior é para a federação, que é descaracterizada essa concentração de poder político em São Paulo, com repercussões em todos os níveis e instâncias da União.

O princípio federativo não é efetivado, algumas vezes nos mínimos detalhes, como nos sucessivos paulistérios, qualquer que seja o governo. Até na distribuição dos recursos de renúncias fiscais para a cultura há distorção e desrespeito ao princípio federativo, pois elas se concentram em São Paulo.

O desrespeito ao princípio constitucional conforme o qual a república existe para reduzir desigualdades regionais é praticado diariamente, também nos mínimos detalhes.

Uma visão panorâmica dessa distorção pode ser percebida com uma atenta leitura do relatório do Tribunal de Contas da União do ano passado.

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Caro Alencar,

Sou observador da vida política do Pará. As elites vão mal, muito mal. A direita é incompetente. A extrema esquerda - do PSOL - totalitária e terrorista. A maioria dos políticos corruptos. A impunidade grassa o estado. As togas - com raras exceções - são comprometidas com o status quo e com os poderosos. Não resta muita opção para os paraenses. A quem seguir?
E depois nos queixamos do poder de São Paulo!!!

Postagens mais visitadas