ALBRAS Ganha Prêmio Nacional da Qualidade

Recebi de Reinaldo Castanheira Filho, o Presidente da ALBRAS, convite para participar da entrega do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ, o mais importante prêmio da gestão brasileira, que a empresa acaba de ganhar. Será dia 26 de novembro de 2007, no Hotel Unique, em São Paulo.
O PNQ é a versão brasileira do Prêmio Deming, criado pelos japoneses para homenagear o consultor americano Edward Deming, que ajudou a reerquer o país destruído pela guerra (e pelas bombas atômicas americanas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, é bom não esquecer). Ganham-no as empresas que se destacam na gestão pela qualidade no estilo japonês.
Os americanos copiaram - antigamente eram os japoneses que copiavam, como agora fazem os chineses - e adaptaram o estilo japonês de gestão pela qualidade. Tammbém copiaram o prêmio, homenageando outro consultor americano, Malcolm Baldridge, que ajudara a difundir o estilo japonês nas empresas americanas (e que morreu chifrado por um touro). É o Malcolm Baldrige National Quality Award, entregue anualmente às empresas que se destacam na gestão pela qualidade.
Nós copiamos também, o estilo e o prêmio, que aqui - contrariando a regra - não homenageia ninguém, sendo denominado simplesmente Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ, uma marca registrada da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ (http://www.fnq.org.br/site/397/default.aspx).
A ALBRAS - os japoneses são donos de quase metade dela - adotou há muitos anos a gestão pela qualidade e essa é uma de suas marcas mais características. Está no DNA da empresa, que chegou a esse estilo menos pela associação com os japoneses e mais pelas ligações de uma de suas empreiteiras - mineira - com o consultor Vicente Falcone, uma espécie de Deming mineiro, que foi trazido a Barcarena pela empreiteira. O Superintendente da fábrica na época - Maurício Schettino, que depois viria a ser Presidente da empresa - gostou do que viu e assim introduziu a qualidade total, como era chamado o método de gestão pela qualidade.
Acompanho com interesse a evolução da ALBRAS desde quando eu era advogado do Sindicato dos Metalúrgicos e fico impressionado com a consistência e firmeza de propósito das pessoas que fazem acontecer a gestão - de pessoas inclusive - na empresa, que tornou-se este ano a segunda melhor empresa para se trabalhar no Brasil. Não é pouco e bom seria se todas as empresas do grupo CVRD fizessem o mesmo.
A ALBRAS vem se preparando para ganhar o PNQ há mais de dez anos. Sabia que esse prêmio tem critérios rigorosos e por isso teve que caprichar. Caprichou tanto que ganhou. Agora só falta ganhar o Prêmio Deming. Se fosse possível, é bem provável que ganhasse.
Não posso comparecer à entrega, mas agradeço a gentileza do convite e desejo muito sucesso a ALBRAS e aos seus diretores e empregados.
Parabéns, Reinaldo Castanheira.
Parabéns, Paulo César, Socorro, Paulo Ivan e todos os empregados, que mereceram ganhar o Prêmio.

Comentários

Serginho disse…
O prêmio não foi criado pelos japoneses, e sim pelos americanos, baseados na cultura japonesa, e o nome do prêmio era MBQNA - em homenagem a Malcom Baldrige. Malcomn Baldrige National Quality Awards.

Postagens mais visitadas