Subindo

Deu na Reuters/HSM:

Vale sobe com rumores de novo ajuste de minério em 2008

Rumores de que a Vale teria conseguido um ajuste suplementar de 20 por cento para o minério de ferro com clientes chineses fizeram as debilitadas ações da empresa abrirem em alta nesta quarta-feira, com analistas se dizendo positivamente surpresos se a notícia for confirmada. 

"Se for isso mesmo é uma surpresa muito positiva, o papel está muito barato puxado em grande parte pela queda do níquel, mas o principal da receita da Vale é o minério", avaliou a analista da corretora Agora, Cristiane Viana. 

A Vale informou que não vai comentar a notícia. 

"Não comentamos boatos de mercado", afirmou um assessor. 

No primeiro semestre, a empresa conseguiu um aumento no preço do minério de ferro, seu principal produto, em 65 e 71 por cento, dependendo da qualidade do minério, enquanto suas principais concorrentes, BHP e Rio Tinto conseguiram ajustes maiores, de até 96,5 por cento para principal matéria-prima do aço. 

Para Pedro Galdi, da corretora SLW, o rumor "é tão estranho como ela (Vale) ter aumentado abaixo das concorrentes, que não seguiram o preço da companhia pela primeira vez em anos". 

Segundo o analista, a notícia já está pesando positivamente nos papéis da companhia, o que deve levar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a pedir explicações. 

"É muito estranho, estamos falando em desaquecimento em várias economias... fica um pouco complicado, o papel já abriu subindo 2 por cento", disse o especialista. 

A CVM também disse desconhecer o assunto e não havia ninguém imediatamente disponível para comentar sobre a variação das ações da companhia. 

Às 11h04, os papéis da Vale disparavam 4,50 por cento, enquanto o Ibovespa subia 1,39 por cento. 


Fonte: Reuters
03/09/2008

Comentários

Postagens mais visitadas