Manaos, a Metrópole da Amazônia

Manaus melhorou muito para uns e nem tanto para outros.
Cresceu muito também. Pelo IBGE já deve estar batendo em 1,8 milhões de almas. É, mais ou menos, a metade da população total do Estado do Amazonas.
Cada vez que passo aqui acho que o sítio urbano melhora.
O Governador do Estado (do PMDB) pensa diferente e diz que o Prefeito abandonou a cidade.
Serafim, o Prefeito (PSB), chega ao Aeroporto, é recebido por sua claque, deita falação e diz que o Governador é que não ajuda em nada a Capital e que, na vera, quer mesmo é emplacar seu Vice como candidado. Olímpico, o Governador escala o seu homem de comunicação para responder ao Prefeito.
O que é certo que essa melhoria contínua também melhorou a auto-estima dos habitantes e de suas elites, governantes ou dirigentes.
Com justa razão, já tem a cidade por Metrópole da Amazônia. Se for contar a população municipal é mesmo. Mas as melhorias da infra-estrutura pública e privada autorizam a auto-intitulação.
O perigo é a auto-estima virar vaidade - bairrismo já virou - a vaidade virar arrogância, a arrogância virar soberba e a soberba virar cegueira.
Sabemos o que é isso, nós de Belém.
Até que chegue esse dia, Manaus virou Manaos, a Metrópole da Amazônia.

Comentários

Anônimo disse…
amigo sou natalense e visitei manaos e belem em julho e devo lhe dizer que as dus sao lindas mais em termos de metropole belem ganha e muito, belém nao fica atras de nenhuma capital do sul do Brasil realmente muito desenvolvida!

Postagens mais visitadas