EUA X Cuba

Notícia divulgada hoje pela Folha de São Paulo diz que até um Senador republicano já critica o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba.
Não é muito. Nem tão pouco assim.
Os americanos estão velhos e carecas de saber que o embargo econômico não surtiu ao longo desses anos nenhum dos efeitos - ostensivos e ocultos - desejados. E, de quebra, ainda prejudica os interesses econômicos de algumas empresas americanas que espiam com alguma gula para um mercado de doze milhões de potenciais consumidores (seis vezes mais que o mercado consumidor cubano de Miami). Não é muito, mas também não é tão pouco assim, sobretudo nestes tempos bicudos.
Mas esse é um degelo que vai ser feito lentamente, para não provocar trepidações dos dois lados da Gulf Stream (a corrente mesmo, bem entendido).
Depois de vinte e cinco anos acompanhando palmo em cima o que acontece em Cuba, estou convencido que tudo o que os norte-americanos não querem é os cubanos de Miami no poder em Cuba. Eles, mais do que ninguém, conhecem bem as peças raras de Little Havana.

Comentários

Postagens mais visitadas