Notícias do Forum Social Mundial

Está chegando ao fim o Fórum Social Mundial, em Belém do Pará.
O Fórum é um turbilhão que arrasta quem dele se aproxima. Por isso não consegui produzir um só post sobre o tema até agora.
Gigantesco, faz-nos parecer cegos tentando descrever pelo tato um elefante.
Tive que dedicar boa parte de minha participação a Casa Cuba, cumprindo dever de solidariedade, dividindo tarefas com Araceli e outros companheiros que, independentemente de ideologias ou engajamentos políticos ou partidários, sentem-se no dever de manter com o povo cubano uma relação generosa de solidariedade, principalmente agora que três furacões destroçaram a economia cubana, reduzindo-lhe o PIB a bem menos da metada (efeito muito parecido com a queda do campo socialista).
Mas deu tempo de participar de uma interessantíssima atividade sobre a sensibilização do Poder Judiciário para os direitos defendidos pelo Forum, proposta do Instituto Nacional da Qualidade Judiciária, que contou com a participação de Rodrigo, pelo Instituto; Pedro Tupinambá, pela Associação dos Magistrados Trabalhistas da Oitava Região (Pará e Amapá) e eu.
Sustentei, basicamente - como já havia feito antes aqui mesmo e no Forum Mundial de Juízes - que todo juiz é, por dever de ofício, altermundista, e que devemos fomentar o controle judicial das políticas públicas para prevenir, evitar ou coibir iniciativas que induzam ou promovam a degradação ambiental, a violação de direitos humanos, a desigualdade regional e social.
É difícil prever o que vai acontecer na Pan-Amazônia depois do Forum, mas continuo com a percepção de que ele foi um fato portador de futuro.  
Durante uma semana Belém tornou-se uma esquina do mundo. Caminhar - e bota caminhar nisso - era um exercício de encontro de culturas, etnias, nacionalidades, diversidades, contradições e unidades. Separados por metros ou quilômetros, era possivel encontrar quem entendesse que um outro mundo é possível propondo ações antagônicas. Assim, tinha um estande - dos urbanitários pernambucanos - com farto material de defesa do Aproveitamento Hidrelétrico de Belomonte, porque a energia é renovável, mas o que não faltou foi atividades pregando exatamente o contrário.
A melhor metáfora do Forum foi produzida ontem por Frei Beto, falando na Casa Cuba: o Forum não é uma estrada, é um posto de abastecimento. E é mesmo. Nele todas as tribos energizam-se mutuamente. A diversidade reforça e une. Mesmo que ele tenha perdido a importância, como disse Harvey - opinião de um sábio deve ser sempre considerada - fica a impressão que ele tem mais rumo que Davos.  Ou pelo menos aponta para um rumo melhor.
E, claro, não deixou de produzir coisas bem divertidas, como o Presidente do Equador Rafael Correa dando canja no Ginásio da UEPA, fazendo a terceira voz de Yolanda com uma dupla de trovadores cubanos. Mandou bem. Se fracassar na economia - sua formação profissional - ou na Presidência de seu país, tem emprego garantido como trovador. Até Lugo arriscou Saudades de Ypacaray, e também não se saiu mal. Chávez, atrasado como sempre, ainda teve tempo de empunhar o microfone para cantar uma última estrofe. E não foi recebido com a Cavaleria Rusticana, como ele gosta. Mas teve direito a palavras de ordem bolivarianas da galera que semilotou o ginásio.
Não acompanhei as outras programações culturais, mas a da Casa Cuba, todas as noites a partir das 20 h, era de primeiríssima qualidade, com a dupla de trovadores santiagueros e a banda El Son de Inene, jovens de diversas províncias que cantam suas próprias composições. O líder, Inene - um figuraço - tem o estilo e o jeitão de Ibrahim Ferrer quando jovem. Ontem eles se apresentaram em dois lugares, na Casa Cuba e em um palco na UFRA. E o Comitê de Defesa da Revolução arrecadou fundos para ajudar na reconstrução da Ilha depois dos três furações.  Quem comprava os bônus ganhava um mojito - com o legítimo ron Havana Club añejo blanco - e petiscos típicos: chicharrones, yuca e mariquitas (torresmos, macacheira ao alho e óleo e bananas chips). Não deu para quem quis.
Confesso que estava preocupadíssimo com o Forum. Preparei-me para um megafracasso. 
Felizmente, não foi bem assim. Claro que a cidade mostrou para o mundo suas debilidades e há quem pense que selou sua sorte na disputa pela sede da Copa do Mundo de Futebol. 
Mas, de minha parte, o megaevento foi muito além do que eu esperava.
Por isso não concordo com a pichação feita nos muros da Eletronorte (FSM: Forum Sinceramente Medíocre).
Vou agora participar das últimas atividades mas já posso concluir, para consumo próprio, que o Forum teve resultados positivos.
Um outro mundo é possível.

Comentários

Anônimo disse…
E o meu ciático (sempre ele no último mês) não me deixou participar de quase nada.
Anônimo disse…
A lucidez da postagem emociona quem viveu tão intensamente as atividades de compromisssos assumidos e viveu pouco a grandiosidade do FSM,
Parabéns.
Amigos de Cuba.
Anônimo disse…
Hello
generic ambien
Also, after you stop taking Ambien, you are likely to experience lightheadedness, trouble sleeping, nausea, and nervousness for 1 or 2 days.
[url=http://www.teakexporters.com/]ambien cost[/url]
Pregnant women and women who are breastfeeding should also consult to their doctor prior to taking since the effects of Ambien is still unknown to unborn child.
http://www.teakexporters.com/ - generic ambien
Since Ambien is a sleep inducing medicine, it is important that you don’t do hazardous activities like driving, operating heavy machinery, and other activities that require your full attention.
Anônimo disse…
Hello all
http://www.fenionline.com/ - buy reductil
You should know how this medication affects you before driving or operating any machinery
[url=http://www.fenionline.com/]order meridia online[/url]
Before taking Meridia, it is important to know the following precautions: - let your doctor and pharmacist know if you are allergic to sibutramine or any other medications.
order meridia
You should know how this medication affects you before driving or operating any machinery
Anônimo disse…
Hi,
http://www.thesandshack.com/ - discount zithromax
For children, it is prescribed to treat middle ear infection, pneumonia, tonsillitis and strep throat.
[url=http://www.thesandshack.com/]order zithromax[/url]
Your symptoms may get better before the infection is completely treated, but keep going until the end of full course.
discount zithromax
Do not save for later use, and throw away any mixed Zithromax oral suspension that has not been used within 12 hours.
Anônimo disse…
you people are really good nice to be here [url=http://violgaragedoor.info/delafield-craftsman-garage-door-opener-model-41a.html]craftsman garage door opener model 41a[/url]
Anônimo disse…
Aircraft Seized With Drugs
clomid no prescription
Clomid Fertility Drug
You can order generic Clomid (Clomiphene) medication at reputable online pharmacy and save big money!
Clomid is the type of drug, which is used in the place of the clomiphene citrate drug.
[url=http://rockchixland.com/]buy clomid online[/url]
Clomid Fertility Drug
You can order generic Clomid (Clomiphene) medication at reputable online pharmacy and save big money!
Clomid is the type of drug, which is used in the place of the clomiphene citrate drug.
http://rockchixland.com/ - purchase clomid
The direction for following this drug may differ from one person to another.
Anônimo disse…
Cali Drug Catel
cheap lexapro
Lexapro - End your depression now Order low cost Lexapro (Escitalopram) medication at one of reliable online pharmacies.
[url=http://www.garrisoniowa.com/]generic lexapro[/url]
However, these effects are not very severe in most cases.
http://www.garrisoniowa.com/ - order lexapro
Thus the level of depression decreases and the mood of the patient gets uplifted.
Anônimo disse…
Hi there my name is Steve Levine and I am living in York, that is in the Midlands of The united kingdom. I'm Thirty four years old and I have been hitched for 5 years. I have 3 kids. I am looking forward to chatting together with you all in here.
Anônimo disse…
[url=http://lawnmowercks.info/pinegrove+wholesale+lawn+mower+parts/]wholesale lawn mower parts[/url] I like this forum :)
Anônimo disse…
you people are really good nice to be here [url=http://begutractor.info/john-deere-two-cylinder-tractor-parts-burroughs.html]john deere two cylinder tractor parts[/url]
Anônimo disse…
Just wanted to say hello someplace. Found [url=http://www.google.com/ncr]you guys through google[/url]. Hope to contribute more soon!
-saindipieree
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postagens mais visitadas