Fotos Antigas da Estrada de Ferro de Bragança: o Acervo de Pedrinho Coelho

Pedrinho Coelho é o honrado empresário que preside a Associação Comercial de Castanhal.
Integrante de uma tradicionalíssima família com fundas raízes na história paraense, engenheiro civil, liderança católica respeitada, encarna a figura de pessoa benquista porque é mesmo bem querido.
Ele tem um dos maiores acervos iconográficos de Castanhal. Levado por Araceli à residência dele uma noite dessas, ele mobilizou a família - esposa e filho - para mostrar-me, uma a uma, as fotos antigas de Castanhal (algumas não tanto assim), muitas referentes à Estrada de Ferro de Bragança. A cada uma ele tinha uma explicação a dar, um comentário a fazer. Fosse eu fazer nossos gostos - meu e dele - a conversa teria ido muito longe.
Lá pelas tantas arrisquei um pedido de empréstimo, para digitalizar, sob o compromisso de Araceli devolver dois dias depois, no mais tardar. Ele confiou-nos então seu precioso acervo em papel e nós providenciamos a digitalização (e a devolução, claro).
Como coisas boas devem ser compartilhadas e democratizadas, depois de alguns dias consegui encontrar tempo para criar um álbum para o acervo de Pedrinho Coelho no Picasa 2, do Google. Nas fotos que consegui me lembrar com segurança, fiz legendas. Prometo um dia pedir a ele que me ajude a completar as legendas.
Agora elas já estão disponíveis para consulta e download pelos interessados. Rogério Miranda, que prepara uma dissertação de mestrado (de Geografia) sobre a Estrada de Ferro de Bragança, foi o primeiro a consultar.
Para os que se interessam pelo tema, basta clicar aqui.
Por via das dúvidas, segue o link completo:
http://picasaweb.google.com.br/josealencar64/ESTRADADEFERRODEBRAGANAFOTOSDECASTANHALPAACERVODEPEDROMOTAFILHO03

Comentários

Unknown disse…
Que belas fotos,Castanhal tem uma grande historia.




Ricardo.
JOSE MARIA disse…
Obrigado pelo comentário, Ricardo.
A história de Castanhal deve muito a pessoas que, como Pedrinho, preservam-na.
Marceli de Cássia alencar dos Santos Silva disse…
oi Seu Alencar!!!
Sou de Bragança e gostei muito das fotos, quem sabe eu posso ajudar em aumentar o álbum, tenho umas fotos da estrada de ferro e da estaçao.São lembranças deixadas pelo meu avô para a nossa família(Santos de Alencar), temos uma história bem bonita.
qualquer coisa ente em contato comigo pelo meu e-mail ou pelo meu blog.
marceli-amordecristo.blogspot.com
marcelialencar11@gmail.com.
UM GRANDE ABRAÇO
MARCELI ALENCAR (AMO BRAGANÇA_)

Postagens mais visitadas