Federação Ibérica

Que tal se Espanha e Portugal agora se unissem, não mais como união real, resultante de direito hereditário, mas por vontade soberana dos dois países da União Européia?
Se pudesse votar, votaria a favor.
Vejam abaixo que interessante notícia.


Portugal Diário On Line - 28.07.09



40 por cento dos portugueses querem união com Espanha

30 por cento dos espanhóis concordam com federação ibérica

40 por cento dos portugueses apoiam a ideia de uma formação ibérica, enquanto 30 por cento dos espanhóis são da mesma opinião, segundo um barómetro realizado pela Universidade de Salamanca apresentado esta terça-feira em Madrid e citado pela Lusa.

13,3 por cento dos portugueses mostram-se muito de acordo, 17,7 por cento indiferentes, 34,1 por cento discorda e 18,5 discorda por completo.

Uma eventual união dos dois países deixa quase 30 por cento dos espanhóis indiferentes. 30,5 por cento diz-se contra (7,5 por cento em muito desacordo), enquanto 4,1 por cento dá muito apoio à ideia.

Com uma amostra de 876 pessoas (363 portugueses), o Barómetro de Opinião Luso-Espanhol foi realizado em Abril e Maio pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Salamanca com o apoio do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisboa.

Quase 12 por cento dos portugueses e quase seis por cento dos espanhóis consideram as relações entre os dois países boas e mesmo muito boas. A classificação das relações como muito más não chega a um por cento.

Em Espanha, 51 por cento das opiniões notam relações estáveis, mas quase 54 por cento dos portugueses dizem que melhoraram. Sete por cento diz que pioraram, contra cinco por centro entre os espanhóis.

Nos problemas comuns, o aproveitamento da água dos rios é um assunto «especialmente problemático» para quase 45 por cento de portugueses. Cerca de 6,1 por cento dos espanhóis consideram a questão «muito problemática» (face a 25,3 por cento dos portugueses) e 30,6 por cento como «bastante problemática». Nada problemática é a resposta que reúne uma média de 17,5 das opiniões ibéricas.

34 por cento dos espanhóis afirmam que a delimitação de fronteiras é em alguma medida problemática, face a 24,5 por cento de portugueses.

Os investimentos empresariais não se revelam particularmente complicados ou difíceis, mas em Portugal a visão é um pouco mais pessimista, com 17 por cento a avaliá-los como «muito ou bastante» problemáticos (contra 12 por cento de espanhóis).

As ligações viárias e ferroviárias são vistas pela maioria dos portugueses sem problemas, enquanto 10,5 por cento diz serem muito ou bastante difíceis. Em Espanha, a percentagem de quem as avalia como muito ou bastante problemáticas duplica (20,7 por cento).

Aproximadamente 64 por cento dos portugueses classificam como problemático de alguma forma o abrigo de delinquentes ou terroristas (contra 51 por cento em Espanha).

Quanto a propostas de cooperação: os espanhóis apostam, em primeiro lugar, na melhoria a nível policial, judicial e militar (87 por cento). Também vêem com bons olhos a realização de uma reunião trimestral entre os dois governos (70 por cento) e a supressão de barreiras à mobilidade laboral e empresarial (63 por cento).

A homogeneização fiscal seria a proposta menos apoiada (37 por cento). Em Portugal, esta temática é também a que recolhe menos consenso (quase 60 por cento). Maior colaboração policial, judicial e militar volta a ser a mais aplaudida (85 por cento), seguida dos encontros periódicos entre executivos (81 por cento) e da apresentação de candidaturas conjuntas para eventos internacionais (75,2).

Comentários

Postagens mais visitadas