A Morte de Plá Rodriguez

Recentemente, durante o Congresso dos Magistrados Trabalhistas em Manaus, falei com Oscar Ermida Uriarte - sucessor de Plá Rodríguez no Grupo de Miércoles - e tive notícias dele. Já estava com dificuldades, sobretudo com a fala, mas continuava todas as quartas-feiras recebendos discípulos em sua casa em Montevideo para o encontro semanal. Ponderei a Oscar que estava na hora de colocar o Grupo de Miércoles na Internet. Ele ficou de ver isso. Agora que ele se foi. penso que seria uma efetiva homenagem ao grande mestre uruguaio, um dos grandes formuladores do bom direito do trabalho do Século XX, que teve a felicidade de ingressar neste Terceiro Milênio e nele também deixar sua marca. Oscar Ermida Uriarte é o melhor seguidor que Plá Rodriguez poderia deixar, e deixou. Tenho certeza que o pensamento de Plá terá prosseguimento pela vitalidade do Grupo de Miércoles, que já tem mais de quarenta anos de existência e é uma verdadeira instituição no Uruguay.
Em homenagem a Plá Rodrigues, transcrevo mensagem que João de Lima Teixeira Filho - em um dos volumes do Repertório dele tem o fac-símile de uma mensagem escrita de Plá, um atento observador do direito do trabalho brasileiro - encaminhou à família e amigos dele.
Descanse em paz, Plá Rodríguez.

Estimado amigo Juan Raso Delgue,

Que notícia triste! Nesse momento de tristeza, quero transmitir à família de Plá Rodríguez meus sinceros e profundos sentimentos numa hora tão difícil quanto esta. Mas quero, acima de tudo, também confortá-los, pois certamente Plá Rodrígues não nos deixou. Mais que nunca, a partir de agora, ele está permanentemente em nós.

O amor de Plá pelo Direito do Trabalho e, sobretudo, pela Cátedra permitiu-lhe edificar, com abnegação e perseverança, uma notável plêiade de juristas. Para não citar nomes e, pela emoção, correr o risco imperdoável de esquecer alguns, tantos são os seus eternos discípulos, faço referência aos genérica integrantes do “Grupo de los Miercoles”, obra que tanto orgulhava Plá e de cujas reuniões cheguei a ter a honra de participar quando em Montevideo. Que impressionante patrimônio intelectual foi propagado pelo querido amigo!

Não tenho dúvidas de que, se de um lado, a da estrela-guia dos juslaboralistas de todas as nacionalidades está perenizada em impecáveis e inolvidáveis lições, por outro lado, tenho certeza de que resplandecerá, ainda mais, a luz própria de seus inúmeros discípulos, a constelar o Mestre. Esse será o tributo maior a ser prestado ao inesquecível Plá Rodríguez.

Minhas sentidas condolências aos familiares e a todos os integrantes do “Grupo de los Miercoles”. Compartilho da profunda dor de vocês.

Que Deus o guarde e abençoe.

João de Lima Teixeira Filho.


.


Comentários

Postagens mais visitadas