Atentado Contra Jeso Carneiro

O jornalista santareno Jeso Carneiro foi vítima de um atentado nesta madrugada, em Santarém.
Não foi um simples incêndio criminoso e também não foi coisa comum, de vândalos, nestes tempos violentos.
Pelos antecedentes e pelo que está acontecendo em Santarém, parece ter sido um atentado, contra Jeso, contra a democracia, contra a liberdade, contra o Estado Democrático de Direito, que não pode conviver com essas práticas, venham de quem e onde quer que seja, de criminosos comuns ou não.
Minha solidariedade ao Jeso e à sua família.
Na caixa de comentários do blog do Jeso já têm cerca de quarenta comentários de solidariedade e fé democrática.
Na ditadura era assim que a direita incendiária agia para intimidar a imprensa alternativa.
Os métodos parecem ter voltado em plena era da Internet.
No pasarán!
Ditadura nunca mais!
Confio que sob a democracia a polícia civil a seu - dela, democracia - serviço encontrará os responsáveis, autores e co-autores, criminosos comuns ou não. Confio que o Ministério Público fará a denúncia e a Justiça dar-lhes-á um julgamento justo.
Mais do que nunca, é preciso ter fé na democracia e na justiça.

Comentários

Jeso Carneiro disse…
Obrigado, Alencar, pela divulgação do episódio. É a liberdade de expressão que, na verdade, sofre o atentado. E, para que ela sempre tremule em solo brasileiro, em terras paraenses, não devemos, jamais, recuar diante da sanha intimidatória da corja.
JOSE MARIA disse…
Valeu, Jeso.

Continue sua luta.
Anônimo disse…
Alencar, li aqui e no 5ª sobre o fato.

Estranho que, pelo que li, o atentado tenha sido tentado com óleo diesel.

Não é comum.

Acho que estão engandos, ou o meliante não entende nada ou nunca leu uma cartilha sobre atentado.

De todo modo, tem-se que encontrar o malfeitor e, principalmente, o ou os mandantes.

Agora, será que terá a mesma repercussão e apoio que o Lúcio teve, naquele caso com o Ronaldo?

Tanto lá (mas, vejo mais cá) como cá, o fato é grave e deve ser levado bem a sério.
Anônimo disse…
Fala sério...
Isso é que é uma dor de doutor...
Cartilha é?
Tá bom!
Mestre Alencar, democracia tem limites.
Sério, me sinto ofendida com comentários tipo esse. Doeu!
Um desrespeito com o companheiro Jeso. Eu heim!
Os Xipais deveriam entrar com uma representação por uso indevidérrimo do nome.
Dá licença!!!
Anônimo disse…
Cris, aqui já aconteceu algo parecido. Foi quando comentei sobre o pai-de-santo e a reclamação trabalhista.

É Cris… você não deve ter lido com atenção o que escrevi aqui e no 5º.

Uma pena! Ou não?

Meu livre-pensar é só meu. Posso discordar do livre-pensar de outro, mas não sigo o rumo da ofensa, pois, como se vê todos os dias, tal atitude não leva a lugar algum.

Penso e falo o que quiser, e ninguém ou ordem mudará isso.

Claro que qualquer proprietário de blog pode censurar e excluir o que bem entender. O poder, na maioria das vezes, é tentador.

A exclusão, ou não autorização, em blog é ato próprio, íntimo, e quem sofreu a censura pode até não gostar, mas deve perceber que é uma das regras do jogo.

Quanto ao atentado, fico só no que li lá, pelo próprio, e continuo entendendo que o meliante não pode ficar impune, e o mandante também.

E como disse, e continuo dizendo: o fato é grave e deve ser levado bem a sério!

Ps.: Cris, ao contrário do teu pensamento, entendo que democracia não tem limite, a falta dela, sim.
Anônimo disse…
De fato!
Revejo aqui humildemente minha posição quanto aos limites da democracia. Na verdade me expressei mal. O que entendo é que, democraticamente, se deveria ser bem menos arrogante ao se expressar o livre pensar. No mais, lamento ter agido sob impulso da emoção. Até porque, os comentários do Dr. lafayette... "Tanto lá (mas, vejo mais cá) como cá", rsrsrs, com todo respeito, não me interessam.
Anônimo disse…
Cris,

É... quem sabe se expressar mal seja um problema, também, meu.

Era claro - pelo menos pra mim, que pensei e escrevi - que estava pensando em atentado, gasolina, molotov, etc.

Pensava em cartilha de Bolcheviques-da-vida (só que, neste caso, em outra direção), e não, em Mencheviques etc, etc, etc e etc... viajem, pura viajem. (rsrsrsrs)

E, não arrogantemente, interesso-me pelos seus comentários. Continuarei a lê-los aqui e acolá. Sem bloqueios. Sem censuras.

Acalme o seu coração!
Anônimo disse…
Ei! O Alencar tá para mandar a gente marcar um café, e conversar noutras plagas. rsrsrsrs

Lá no meu blog, você esclareceu que não é a Cris Moreno.

Então pra mim, isto é o que interessa.

Como disse lá, tiraste um aperto do meu coração!

Ps.: Descupla Cris Moreno por ter te confundido por tão pouco!

Retiro tudo o que disse, e o coloco em outro lugar.
JOSE MARIA disse…
Espero que a paz se faça entre meus dois estimados leitores.
Podemos prosseguir em paz, e que o Senhor nos acompanhe?
Anônimo disse…
Mestre Alencar,
Como disse, me deixei levar...
Sei lá, talvez o choque com a brutalidade do atentado ao jeso.
No mais, repito: tal "peleja" não me acrescenta, tão pouco emociona... enfim... não me interessa.
Mil perdões por pelo mal uso de seu - este sim, interessantíssimo - blog.
Anônimo disse…
E, sim...
sigamos em paz!

Postagens mais visitadas