A Morte de Plá Rodriguez(3)

Agora foi a vez da Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho, presidida pelo brasileiro Grijalbo Coutinho, expressar seu pesar pela morte de Plá Rodríguez.


MOÇÃO DE PESAR

A Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho-ALJT, entidade representativa de juízes do trabalho em diversos países da América Latina, expressa o seu mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido ontem, dia 22 de julho de 2008, do humanista uruguaio Américo Plá Rodriguez.

Plá Rodriguez, com a sua grandiosa obra em defesa do Direito do Trabalho e de seus princípios fundadores, marcou de modo definitivo a história desse ramo da ciência jurídica tão hostilizado pela classe detentora do poder econômico, que busca flexibilizá-lo e precarizá-lo em nome da prevalência das regras do mercado,cujo desejo empresarial reside tão-somente no aumento das margens de lucro do sistema.

O mestre uruguaio, maior juslaboralista da América Latina, deixa enorme legado, social, político e jurídico, como eficiente arma para se contrapor ao conjunto de armadilhas tendentes a diminuir o caráter protecionista do Direito do Trabalho, oferecendo, assim, aos operadores do mundo jurídico meios eficazes à concretização dos Direitos Humanos e à consolidação de Estados verdadeiramente Sociais e Democráticos.

Aos familiares de Américo Plá Rodriguez, aos seus amigos e admiradores, ao povo uruguaio, aos trabalhadores do mundo inteiro, a ALJT manifesta condolências em face da imensa tristeza com a morte de um extraordinário pensador que marcou a sua trajetória de vida pelo compromisso com as melhores causas, com o velho e clássico Direito do Trabalho como fator de aniquilamento das injustiças presentes nas relações marcadas por gigantescas diferenças entre seres da espécie humana.

Morre o mais genial autor de Direito do Trabalho da América Latina, a sua obra, porém, será eterna, o seu livro "Princípios de Direito do Trabalho" um permanente e indispensável guia para as atuais e futuras gerações de juízes do trabalho comprometidas com a justiça social.

Obrigado, Mestre Plá Rodriguez,Mestre de muitas gerações, Mestre do segmento mais expressivo da magistratura do trabalho da América Latina.

Brasília-DF, 23 de julho de 2008

Grijalbo Fernandes Coutinho

Presidente da ALJT- Associação Latino-Americana de Juízes do Trabalho
.

Comentários

Postagens mais visitadas