Rede Global de Cidades Inovadoras (RCI)

Recebi de Octavio Ferreira (Auditor do TCU), que participou da Conferência Internacional de Cidades Inovadores, em Curitiba - PR, o convite para participar criação da Rede Global de Cidades Inovadoras (RCI), uma rede hospedada no Ning.
Transcrevo abaixo a proposta de constituição da RCI.
Sei muito bem que Belém não é uma cidade inovadora. Por isso mesmo não se ouviu falar da participação de alguma das nossas autoridades municipais na Conferência. Mas Octavio Ferreira e Flávio Nassar estavam lá para defender nossas cores.
Exatamente porque Belém está assim, nós, cidadãos, precisamos prestigiar os esforços do Octavio Ferreira e do Flávio Nassar, para que do exemplo deles possa surgir um efeito viral capaz de melhorar as coisas por aqui.
Valeu, Octavio!



Art. 1 - A Rede Global de Cidades Inovadoras (RCI) é uma rede social distribuída de pessoas envolvidas com inovações em cidades.

Art. 2 - Os objetivos da RCI são: a) viabilizar a construção de conhecimento sobre cidades inovadoras por meio da colaboração científica e da livre troca de informações e experiências entre pessoas envolvidas com inovações em cidades; b) divulgar experiências de inovações em cidades e disseminar metodologias e tecnologias de qualquer tipo (inclusive sociais) que possam ser apropriadas, reinventadas e aplicadas por pessoas envolvidas com inovações em cidades.

Parágrafo único - A RCI toma o termo inovação em sua acepção mais ampla, abarcando, dentre outros sentidos: i. inovações sociais e tecnológicas que estão concorrendo para a construção de um novo ambiente urbano favorável ao empreendedorismo e ao protagonismo local; ii. inovações em gestão, incluindo planejamento urbano e gestão de políticas e programas inovadores; iii. inovações políticas, compreendendo policies e politics; iv. inovações para o desenvolvimento endógeno; v. inovações para a sustentabilidade.

Art. 3 - A RCI terá, como um dos seus instrumentos de netweaving, a plataforma Ning intitulada Rede Global de Cidades Inovadoras.

Art. 4 - A RCI só aceitará conexão de pessoas (físicas) e jamais de organizações (ou pessoas jurídicas) sejam estas com ou sem fins lucrativos, nem de movimentos e outros coletivos centralizados, com direção ou coordenação constituída e/ou baseados em representação.

Parágrafo único - Igualmente, a plataforma Ning RCI só aceitará registros de pessoas físicas.

Art. 5 - A RCI será uma rede aberta a qualquer pessoa interessada que concorde com esta constituição e com as Regras da RCI aqui mencionadas, não se aceitando qualquer tipo de mediação ex ante que restrinja ou crie condicionalidades adicionais para registros (conexão à rede), abertura de grupos ou fóruns, anúncio de eventos, postagens (de textos, vídeos, músicas, fotos etc) ou comentários.

Art. 6 - A RCI não terá representantes, dirigentes, coordenadores, facilitadores, delegados ou assemelhados. Nenhum membro conectado à RCI pode falar pela rede. Todas as atividades da RCI serão atividades de membros conectados à RCI.

Art. 7 – São consideradas Regras da RCI, as dez (10) disposições abaixo numeradas:

Parágrafo 1 - Regras básicas:

1 - Concordar com o propósito da rede (representado pelos seus objetivos) e com a presente Constituição da RCI.

2 - Conectar pessoas ou redes de pessoas (nunca instituições hierárquicas) de modo distribuído – o que compreende estrutura (forma de organização distribuída) e dinâmica (modo de regulação pluriárquico). O modo de regulação pluriárquico, compatível com a topologia distribuída, não adota procedimentos e mecanismos que produzam artificialmente escassez, como a votação, o sorteio, o rodízio ou a construção administrada de consenso.

Parágrafo 2 - Acordos sugeridos pelo “bom-senso em rede”:

3 - Não fugir do assunto (publicando textos, fotos, vídeos ou eventos que não tenham a ver com o tema da RCI).

4 - Não fazer propaganda política, de produtos comerciais ou de instituições.

5 - Não panfletar a rede (replicando a mesma mensagem para várias pessoas).

6 - Não se comportar como troll e nem responder suas provocações.

7 - Não "pescar em aquário".

Parágrafo 3 - Princípios universais de um espaço de articulação não-autocrático:

8 - Valorizar a liberdade de opinião e respeitar a divergência de pontos de vista.

9 - Travar o debate com urbanidade e gentileza. Não devem ser admitidos ataques pessoais e mensagens grosseiras e ofensivas.

10 - Não usar os instrumentos de conexão e interação da RCI para difundir idéias que firam os direitos humanos ou que promovam exclusão, deslegitimação, intolerância, preconceito ou discriminação.

Art. 8 - A RCI será lançada durante a CI-CI 2010 – Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CIETEP Curitiba 10-13 de março de 2010) a partir de um núcleo inicial de pessoas, articuladas para tal finalidade, que comporão o “embrião da RCI”.

Parágrafo 1 - Compõem este “embrião” da RCI as seguintes pessoas [...]

Parágrafo 2 - O “embrião da RCI” delega a Ramiro Wahrhaftig a responsabilidade por fazer o netweaving diário da RCI.

Parágrafo 3 - Após seu lançamento a plataforma da RCI será aberta para a conexão de qualquer pessoa interessada (ainda durante da CICI2010).

Plenário Final da CICI2010, CIETEP, Curitiba, 13 de março de 2010

O “embrião da RCI”

Comentários

Postagens mais visitadas