Belém Como Vamos
Agora, depois que as toneladas de preconceitos foram removidas e Bogotá está na moda, que tal Belém clonar o bem sucedido Projeto Bogotá Cómo Vamos?
Não, não é mais um observatório social, porque vai além disso. Nas suas próprias palavras - que traduzo livremente - é um exercício cidadão de acompanhamento periódico e sistemático das mudanças na qualidade de vida, com ênfase no cumprimento pela Administração do Plano de Desenvolvimento.
O projeto é uma aliança interinstitucional - não é parceria, viu - entre a Casa Editorial El Tiempo, a Fundação Corona e a Câmara de Comércio de Bogotá.
O acompanhamento é feito em termos de maior acesso a bens e serviços de melhor qualidade, levando em conta a percepção cidadã.
Ele foi gestado durante a campanha eleitoral de 1997 quando, mais ou memos como aqui em Belém, não havia um exercício cidadão de tomada de contas que verificasse o cumprimento das promessas eleitorais do candidato eleito e seu impacto na qualidade de vida da cidade.
Os objetivos do Projeto são gerar um impacto positivo sobre a qualidade de vida na medida em que se constrói conhecimento sobre a cidade e se configura um espaço para a análise e o debate, procurando ter um efeito sobre a Administração Pública, a Cidadania em geral e os grupos de especialistas e pesquisadores que trabalham em prol da cidade.
Assim, se promove um governo efetivo e transparente porque pede contas à Administração, incentivando-a a gerar a informação necessária para a prestação de contas, para logo avaliar esta informação com especialistas e cidadãos. Igualmente, promove uma cidadania mais informada, participativa e responsável porque divulga os informes de avaliação ao público em geral e o consulta sobre a percepção da qualidade e do acesso aos serviços públicos, comunicando os resultados desta consulta à cidadania.
Finalmente, promove as alianças estratégicas para o desenvolvimento de políticas que melhorem a qualidade de vida gerando espaços de debate e conhecimento para potencializar os esforços e recursos dos diferentes atores que avaliam e executam o acompanhamento, gerando um espaço de discussão permanente sobre Bogotá, permitindo que se complementem os conhecimentos existentes e impulsionando o aprendizado institucional.
Os êxitos do Projeto estão relacionados com seu impacto sobre a Administração, que conta com melhor informação, mais pertinente, oportuna, periódica e que se orienta para resultados. O Governo é retroalimentado não só com os informes de avaliação mas também com a pesquisa de percepção anual, utilizados para tomada de decisões e para a auto-avaliação da sua gestão.
As observações e propostas tem sido cada vez mais levadas em conta pela Administração. A cidade dispõe de um conjunto de indicadores cuja sustentabilidade no tempo se garante com a existência do Projeto. Os registros da percepção cidadão refletem as mudanças desde 1998.
Atualmente existem réplicas do projeto em Cartagena, Cali, Medellin e Barranquilla.
O projeto recebeu vários reconhecimentos, inclusive foi selecionado entre as Melhores Práticas para o Melhoramento da Qualidade de Vida do Prêmio ONU - Habitat -Dubai em 2000 e 2002.
Bogotá - depois Barranquilla - copiou o sistema de ônibus de Curitiba e deu-lhe o nome de Transmilênio.
Que tal aproveitar o ano eleitoral para fazer uma réplica Belém Como Vamos?
Não, não é mais um observatório social, porque vai além disso. Nas suas próprias palavras - que traduzo livremente - é um exercício cidadão de acompanhamento periódico e sistemático das mudanças na qualidade de vida, com ênfase no cumprimento pela Administração do Plano de Desenvolvimento.
O projeto é uma aliança interinstitucional - não é parceria, viu - entre a Casa Editorial El Tiempo, a Fundação Corona e a Câmara de Comércio de Bogotá.
O acompanhamento é feito em termos de maior acesso a bens e serviços de melhor qualidade, levando em conta a percepção cidadã.
Ele foi gestado durante a campanha eleitoral de 1997 quando, mais ou memos como aqui em Belém, não havia um exercício cidadão de tomada de contas que verificasse o cumprimento das promessas eleitorais do candidato eleito e seu impacto na qualidade de vida da cidade.
Os objetivos do Projeto são gerar um impacto positivo sobre a qualidade de vida na medida em que se constrói conhecimento sobre a cidade e se configura um espaço para a análise e o debate, procurando ter um efeito sobre a Administração Pública, a Cidadania em geral e os grupos de especialistas e pesquisadores que trabalham em prol da cidade.
Assim, se promove um governo efetivo e transparente porque pede contas à Administração, incentivando-a a gerar a informação necessária para a prestação de contas, para logo avaliar esta informação com especialistas e cidadãos. Igualmente, promove uma cidadania mais informada, participativa e responsável porque divulga os informes de avaliação ao público em geral e o consulta sobre a percepção da qualidade e do acesso aos serviços públicos, comunicando os resultados desta consulta à cidadania.
Finalmente, promove as alianças estratégicas para o desenvolvimento de políticas que melhorem a qualidade de vida gerando espaços de debate e conhecimento para potencializar os esforços e recursos dos diferentes atores que avaliam e executam o acompanhamento, gerando um espaço de discussão permanente sobre Bogotá, permitindo que se complementem os conhecimentos existentes e impulsionando o aprendizado institucional.
Os êxitos do Projeto estão relacionados com seu impacto sobre a Administração, que conta com melhor informação, mais pertinente, oportuna, periódica e que se orienta para resultados. O Governo é retroalimentado não só com os informes de avaliação mas também com a pesquisa de percepção anual, utilizados para tomada de decisões e para a auto-avaliação da sua gestão.
As observações e propostas tem sido cada vez mais levadas em conta pela Administração. A cidade dispõe de um conjunto de indicadores cuja sustentabilidade no tempo se garante com a existência do Projeto. Os registros da percepção cidadão refletem as mudanças desde 1998.
Atualmente existem réplicas do projeto em Cartagena, Cali, Medellin e Barranquilla.
O projeto recebeu vários reconhecimentos, inclusive foi selecionado entre as Melhores Práticas para o Melhoramento da Qualidade de Vida do Prêmio ONU - Habitat -Dubai em 2000 e 2002.
Bogotá - depois Barranquilla - copiou o sistema de ônibus de Curitiba e deu-lhe o nome de Transmilênio.
Que tal aproveitar o ano eleitoral para fazer uma réplica Belém Como Vamos?
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