Feliz Círio

Belém já é quase só Círio.
O que ele tem de divino e profano deixa a cidade com um clima que não é de Natal, porque é diferente. Nem parecido é, porque é mais que Natal. É Círio.
Crente ou não, ateu ou agnóstico, católico ou não, quem vive em Belém vive esse clima.
Tempo de reformar as casas, tirar do armário as melhores roupas de cama, mesa e banho.
O pato é comprado com antecedência. O tucupi e o jambu não tem jeito, só dá para comprar na véspera.
Aqui em casa a maniçoba está no fogo desde segunda feira. Ontem colocamos nela a cabeça de porco moqueada. Antes comi uns pedaços com farinha d'água e pimenta de cheiro. É comida, mas é também um ritual que repito há muitos anos, desde quando minha mãe ainda era viva e eu era criança.
Hoje foi dia de romaria fluvial, a única que acompanho.
Depois de me livrar dos ínumeros engarrafamentos provocados pela motorromaria, fui ao tradicional almoço na casa de uma amiga que é mais que isso, é irmã. O que começou com um almoço para a família e poucos amigos, cresceu e ameaça entrar para o calendário oficial do Círio.
Este ano não vou assistir o Círio da CDP.
Mas sempre que posso assisto de lá e posso afirmar que é um espetáculo impressionante de fé e emoção.
Palavra de agnóstico.
Feliz Círio para todos.

Comentários

Bia disse…
A fé que cerca a imagem pequenina de Nossa Senhora de Nazaré abala todos os anos minha convicção ateísta...rsrsrs... E é com essa fé ciriana que segue a santinha, que eu desejo aos blogueiros que sigo um Feliz domingo, extensivo à família e amigos.

Abração.
JOSE MARIA disse…
Muito obrigado, amiga.

Estive em Fátima no dia 12 de maio de 2007, depois de ter feito o Caminho de Santiago. Fui na véspera para não ter que enfrentar o 13 de maio. Sinceramente, gostei mais do Círio e da fiesta de Nuestra Señora de Guadalupe.
Aliás, pelas contas dos mexicanos a deles é maior que a nossa. Coisa para seis milhões de pessoas. Só que isso é diluído em uma semana de fiesta. O último dia, um domingo, claro, é mesmo de balançar corações ateus ou agnósticos.
Como aqui.
Feliz Círio para você e todos os que passarem por aqui, hoje e sempre.
Tem um convite para vc aqui ó:
http://blogflanar.blogspot.com/2009/10/e-hoje.html
Abs
Amigo Alencar,
Que Nsa. Sra. de Nazaré continue abençoando você, Araceli e sua família!!!

Feliz Círio 2009!!!

Um forte abraço.

Juliann Lennon Aleixo.
Anônimo disse…
Sou ateu também mas por via das dúvidas dou uma rezadinha de vez em quando , na certeza de que "o que abunda não prejudica". Compartilho com vcs do mesmo sentimento em relação ao Círio nem que seja por conta da minha mãe , paraense e devota de N.Sra de Nazaré e que se encontra de cama com o coração fraquinho.
Abs
Tadeu
JOSE MARIA disse…
Meu caro Tadeu.

Agnósticos, ateus ou crentes, concordamos que para milhares, milhões de pessoas, Nossa Senhora de Nazaré existe, é real. Ela existe nelas. É uma realidade humana, antropológica, sociológica e - sejamos claro - também econômica. O turismo religioso está se tornando um grande negócio. Se ficar grande demais termina matando sufocada a religião.
Esperamos todos que essa força ajude sua mãe, pois sei muito bem dos verdadeiros milagres que a fé faz.
Anônimo disse…
Assino emcima e embaixo(por que um é separado e o outro é junto?rsrs) sua observação ao meu comentário.
Abs
Tadeu

Postagens mais visitadas