Transporte coletivo de Belém: de ruim para pior

Um amável leitor, Denis, desanca o transporte coletivo de passageiros de Belém, em comentário neste blog.
Resolvi fazer um post com a resposta ao seu comentário.

Obrigado pela leitura e pelo comentário.
A situação do transporte público de passageiros está ruim e vai piorar. A concorrência dos perueiros e mototaxistas vai degradar os dois sistemas, o formal e o alternativo. Já vi isso em Lima, sob Fujimori, que em nome de um liberalismo tacanho permitiu essa destruição mútua. Vai levar anos para Lima voltar a ter transporte público minimamente decente. Com Belém vai ser assim também.
Para agravar, o Plano Diretor de Transporte Urbano - PDTU, que já está na segunda versão e ainda não foi implantado, apesar de ter sido apresentado na campanha eleitoral do atual Prefeito como a salvação - os marketeiros deram-lhe o nome de Via Metrópole - foi simplesmente abandonado. Em lugar do PDTU o Governo Municipal preferiu o tal Portal, que vai impactar - disse impactar, não disse favoravelmente - apenas a fração de usuários que se desloca da Cidade Velha para a Universidade, pela Bernardo Sayão. O PDTU, pelo mesmo custo, impactaria - positivamente - toda a população metropolitana, que beira a dois milhões de pessoas. Só no modal ônibus são 1 milhão de passageiros por dia.
O pior de tudo é que o BID sabe do PDTU e, ainda assim, preferiu pôr grana no Portal.
Esse continua sendo um tema bom para eleições e péssimo para eleitores, que votam em uma solução e empossam um problema.

Comentários

Postagens mais visitadas