Trans 2010

Este é o convite para a Trans 2010.



No grandiloquente estilo que caracteriza certas mídias, diz-se A MAIOR FEIRA DE TRANSPORTES DA AMAZÔNIA. Não duvido.
No texto de divulgação do evento enviado pelo correio eletrônico, o SINDARPA vê a entrada em operação das eclusas de Tucuruí, que são quase do tamanho do Canal do Panamá, como a abertura de grandes portas de acesso ao Pará, e dai para o mundo. Se o SINDARPA entender de transportes da Amazônia como sua assessoria de imprensa entende de Canal de Panamá, vão mal ele e ela.
Segundo a Autoridad del Canal de Panamá, el Canal de Panamá tiene una longitud de aproximadamente 80 kilómetros entre el océanos Atlántico y Pacífico.
Se as eclusas de Tucuruí tivessem mesmo quase o tamanho do Canal do Panamá, elas iriam da barragem até bem mais da metade do comprimento do lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (100 km aproximadamente), cujo remanso começa cerca de 150 km ao sul da barragem.
Na verdade as eclusas de Tucuruí medem 210 m de comprimento, 33 m de largura e 72 m de desnível (a cota operacional da usina hidrelétrica), ligadas por um canal de 5,5 km, conforme resumo informativo do Ministério dos Transportes. Comparar as eclusas de Tucuruí com o Canal de Panamá, formado por duas eclusas (Gatún e Miraflores) e um lago (Gatún), que se mede em kilômetros, dá nisso. Se fosse para comparar, que comparasse então eclusas com eclusas. As eclusas do Canal do Panamá medem 304,8 m, conforme a Autoridad del Canal de Panamá. Se as eclusas de Tucuruí fossem mesmo tão gigantescas como alardeia o SINDARPA, por elas passariam navios da classe Panamax, e não comboios de barcaças, como os que aparecem no convite acima.
As eclusas de Tucuruí já tem exageros demais - tempo de construção, valor da obra etc - e dispensam mais esse.

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